Comunicação Social

Notícia

Fórum de Santana abre exposição sobre Ayrton Senna

        Aberta ontem (3/11) a mostra “A Celebração de Vida de um Tricampeão no Fórum de Santana”. A exposição tece, por meio de fotos, a trajetória da vida e carreira do piloto, que neste ano completaria 50 anos de vida. O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Antonio Carlos Viana Santos, foi representado na solenidade pelo presidente da Seção do Direito Público do TJSP, desembargador Luis Antonio Ganzerla.
         A organização da mostra é uma parceria entre a Torcida Ayrton Senna (TAS), fã clube oficial do piloto e o Tribunal de Justiça. 
        Na cerimônia de abertura, a juíza diretora do fórum Ana Lúcia Freitas Schmitt Corrêa falou da honra em acolher a exposição de um exímio piloto, “um grande esportista que tinha amor pelo país, respeito pela torcida e que fazia questão de comemorar suas vitórias carregando a bandeira brasileira, gesto que era motivo de orgulho a todos os brasileiros”. Ela afirmou que Senna era brilhante, vencendo ou não as corridas.
        Na continuidade, falou o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Luiz Flávio Borges D’Urso, que elogiou o TJSP e a TAS pela iniciativa da exposição, por celebrar algo que não faz parte do cotidiano forense. D’Urso ressaltou a figura humana de Senna que, mesmo sendo um campeão, sempre deixou aflorar o carisma que o tornou especial. D’Urso destacou ainda  o trabalho de Viviane Senna e do Instituto Ayrton Senna.
        O presidente da Torcida Ayrton Senna, Adilson Carvalho de Almeida, agradeceu o acolhimento do  Tribunal de Justiça  para realizar a exposição que faz parte do cinquentenário do piloto. Ele falou ainda do reconhecimento da importância de Senna que, mesmo após 16 anos de seu falecimento, é uma pessoa muito lembrada.
        O desembargador Luis Antonio Ganzerla relembrou alguns momentos da carreira do piloto, momentos que enchiam de alegria a todos. “Nesse país que tanto carece de ídolos, estamos hoje aqui para homenagear, talvez, o maior deles.” 
         Na sua rememoração, Ganzerla mencionou que, quando criança, indagou ao seu pai qual era o sentido da vida e obteve como resposta: “estamos aqui para deixar saudades”. Assim, pontuou o desembargador: “é isso que Ayrton Senna nos deixou”. Ele frisou que Senna deixou o caminho que os jovens devem seguir: "o caminho da honestidade". 
        Ao término de suas palavras, o desenlace da fita de abertura da exposição foi ao som do “Tema da Vitória”, como ficou conhecida a música tocada ao final das corridas de F1, quando Senna erguia a bandeira e comemorava a vitória.
        Trailer do filme sobre a carreira de Ayrton Senna, que será lançado no próximo dia 12 nos cinemas de todo o país,  foi exibido aos presentes.
        A exposição fica aberta ao público até o dia 12, das 12h30 às 19 horas, de segunda a sexta-feira. Cerca de 80 fotos do piloto, em diversos tamanhos, muitas delas inéditas, mostrando Senna dentro e fora das pistas, na prática seus esportes favoritos, em companhia de amigos, namoradas e familiares, além de outras imagens que mostram fases de sua carreira automobilística desde o kart até a Fórmula 1, podem ser apreciadas. 
        Dois capacetes utilizados pelo piloto em 1985 e 1994, uma jaqueta, uma camiseta e um par de óculos também estão à mostra.
        Desde março deste ano, o Instituto Ayrton Senna e outras instituições têm realizado diversos eventos e ações para homenagear o piloto, em seu cinquentenário.
        Ayrton Senna nasceu em 21 de março de 1960, em São Paulo. Iniciou sua vida automobilística no Kart e chegou à Fórmula 1. Sua carreira foi marcada por 2982 voltas na liderança, 610 pontos, 161 grandes-prêmios, 65 pole positions, 41 vitórias e três campeonatos mundiais. 
        O piloto faleceu em 1º de maio de 1994, no Grande Prêmio de Imola, na curva Tamburello, ao se chocar a mais de 300 km por hora contra um muro de concreto, onde não havia caixa de brita ou proteção de pneus para amortecer o impacto. Em consequência de uma falha mecânica - a barra da direção de sua Williams quebrou - foi encerrada ali a carreira do tricampeão.

        SERVIÇO:

        Exposição: “A Celebração de Vida de um Tricampeão”
        Local: Fórum Regional de Santana
        Endereço: Av. Engenheiro Caetano Álvares, 594 – Casa Verde
        Entrada gratuita

        Assessoria de Imprensa TJSP - LV (texto) / DS (fotos)


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP