Juizados nos aeroportos completam sete meses
Os juizados especiais nos aeroportos de Congonhas e Cumbica completaram em fevereiro sete meses de funcionamento. Os juizados foram instalados no final de julho, por meio do provimento 11/10 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em razão do crescente aumento de reclamações relacionadas ao serviço de transporte aéreo.
Nesses sete meses foram registradas 3.118 reclamações, com 673 acordos, o que representa índice de 21,5% de sucesso. No mesmo período foram dadas 3.385 orientações aos usuários.
No aeroporto de Cumbica foram 2.622 reclamações, das quais 570 resultaram em acordos. Lá, 2.695 pessoas receberam orientações sobre os mais diversos assuntos.
No aeroporto de Congonhas foram 496 reclamações, firmados 103 acordos e prestadas 690 orientações.
Desde o início de 2011, nos dois aeroportos de São Paulo, foram registradas 540 reclamações, das quais 89 resultaram em acordos. Foram prestadas 1187 orientações.
Os postos de juizados especiais dos aeroportos recebem reclamações contra as companhias aéreas. Os principais registros são falta de assistência, atrasos e cancelamentos de voos, extravio, violação e furto de bagagem, além de queixas relacionadas a overbooking.
Congonhas:
Local: Mezanino do saguão principal, ao lado da agência dos Correios.
Horário: de segunda a sexta-feira, das 10 às 19 horas.
Sábados, domingos e feriados das 14 às 19 horas.
Cumbica
Local: Terminal 1, Asa 'B', corredor atrás dos balcões de check-in, perto do posto médico.
Horário: de segunda a sexta-feira das 11 às 22 horas.
Sábados, domingos e feriados das 15 às 22 horas.
Assessoria de Imprensa TJSP – RP (texto) / LV (foto)