Novo episódio do podcast e videocast Casos Forenses: Luiz Gama e a Questão Neto

Disponível nas principais plataformas de áudio e no Youtube.
 
O novo episódio do podcast e videocast Casos Forenses, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), traz uma história de coragem e astúcia de um dos maiores abolicionistas do Brasil. Luiz Gama e a Questão Neto conta a luta jurídica para garantir a liberdade de mais de 200 pessoas escravizadas no inventário do comendador Manuel Joaquim Ferreira Neto, em Santos, no ano de 1870.
Com grande habilidade jurídica, Gama desafiou os herdeiros do comendador e usou a lei como ferramenta para a libertação de quem era tratado como propriedade. Este episódio é uma das maiores ações judiciais relacionadas à escravidão no Brasil e um marco na história do país.
O episódio conta com a participação do historiador Bruno Rodrigues de Lima, autor de “Luiz Gama Contra o Império", que revela detalhes fascinantes sobre o caso. Também contribuem com suas reflexões o fundador e reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente, que discute os desafios dos negros na educação, e Eunice Prudente, a primeira mulher negra a lecionar na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, que aborda os movimentos sociais e a luta pela igualdade.
Disponível nas plataformas:
Spotify
Deezer
YouTube
Não perca este episódio especial e mergulhe na história de Luiz Gama, um herói brasileiro que desempenhou papel crucial na transformação do Brasil. O programa é uma iniciativa do Museu e da Diretoria de Comunicação Social do TJSP, ambos ligados à Secretaria da Presidência, que busca resgatar e divulgar momentos importantes da história jurídica do país, com foco em casos emblemáticos. Confira a playlist em Apple Podcast, Spotify e Deezer ou na versão em vídeo, pelo Youtube.  
 
 

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP