TJSP promove palestra sobre bons hábitos em penitenciária de Guarulhos

        Sentenciados do Presídio Adriano Marrey, em Guarulhos, tiveram uma manhã diferente no dia 10. Cerca de 90 presos acompanharam uma palestra com o médico gastroenterologista José Luiz Amuratti Gonçalves, sobre os temas: Minha história – importância das escolhas em nossas vidas; O verdadeiro sentido da Nutrição; Mandela – tudo é uma questão de escolhas.     
        O palestrante recebeu o convite dos juízes assessores da Corregedoria Geral da Justiça, Ricardo Felício Scaff e Jayme Garcia dos Santos Júnior, após a participação do médico na quinta edição do Simpósio Qualidade de Vida no Serviço Público, evento realizado no Fórum João Mendes Jr.    
        Na abertura do encontro, o educador Igor Rocha deu boas-vindas aos visitantes e agradeceu em nome dos participantes e da penitenciária a realização da palestra. “Todos aqui são multiplicadores de conhecimento, passarão as informações para familiares, monitores de sala e colegas, para que possam melhorar seus hábitos. A partir dessa palestra encontraremos maneiras de disseminar as ideias para trazê-las para o nosso cotidiano”, disse.    
        O juiz assessor da Corregedoria Geral de Justiça, Jayme Garcia dos Santos Júnior, é o grande responsável pelas inúmeras atividades em prol dos sentenciados. Ele é também o juiz titular da Vara das Execuções Criminais – VEC de Guarulhos e, por meio de parcerias, tem conseguido mudar o panorama do ambiente carcerário na comarca. Suas iniciativas incluem atividades culturais, reinserção de egressos e atendimento semanal de reeducandos por videoconferências. “Há aproximadamente um ano, quando deixei a VEC para compor a equipe da Corregedoria Geral da Justiça todos ficaram apreensivos a respeito das iniciativas do Poder Judiciário nas unidades penitenciárias de Guarulhos. Tive a grata surpresa de ver que, pelo contrário, ganharam força e caminham com as próprias pernas. O Judiciário está disposto para fazer o melhor para que os senhores possam voltar à sociedade, para o ‘mundão’ de hoje, como os senhores dizem”, finalizou.    
        O palestrante, formado pela Universidade de São Paulo, que também é homeopata e escritor, começou a falar sobre mudanças, que as informações não são suficientes e que só são efetivas quando transformadas em ação.    
        “Vamos mudar de A – Ti – Tu – De – (se lermos ao contrário, encontraremos De – tu – Ati) algo de você para você mesmo. Boas atitudes refletirão em você mesmo”, segundo o médico. Para começar, ele sugeriu a mudança de hábitos alimentares, pois de acordo com a sua experiência, “a saúde é a constatação que estamos caminhando certo em nossos próprios destinos”, o que significa que a doença é a certeza de que algo está errado. Ele citou os bons hábitos que todos deveríamos ter, como por exemplo, sair da mesa com o estômago leve, alimentar-se de três em três horas, tomar de dois a três litros de água por dia, escolher bem os alimentos e mastigar devagar.    
        No encerramento, o gastroenterologista se lembrou de Nelson Mandela, líder africano que ficou preso por 27 anos e formou grandes homens ao longo de sua história. Citou o poema Vitoriano, que traz em seu último verso. "Pouco importa quão estreita seja a porta. Quão profusa em punições seja a lista. Sou o senhor do meu destino! Sou o capitão da minha alma!"    
        O médico ainda respondeu a vários questionamentos dos participantes que tiraram dúvidas sobre assuntos como uso de adoçantes, sal e açúcar; caminhadas, emagrecimento e diferenças entre produtos diet e light. Para o sentenciado José Fernando Fonseca, “a palestra foi muito informativa a respeito da alimentação e torço para que outros tipos de aulas possam chegar até aqui, como práticas de atividades físicas, terapias motivacionais e outras”.     
        O "Presídio Desembargador Adriano Marrey" conta hoje com cerca de 2,2 mil presos em regime fechado, recebe presos dos CDP I e II de Guarulhos. A média de idade na unidade é de 24 anos.    
        Os visitantes conheceram as dependências do Núcleo Educacional “Dr. Jayme Garcia dos Santos Júnior”, que inclui a biblioteca, com um acervo de 3,6 mil livros catalogados oriundos de doações e as duas salas de aulas, onde são ministrados cursos como de empreendedorismo, inglês, elétrica, pintura e, em andamento, o curso de teologia, ministrados por professores e sentenciados qualificados. O nome da  sala é uma homenagem ao magistrado por seu empenho na reeducação de sentenciados.    
        Também prestigiaram o evento o juiz assessor da Corregedoria Geral da Justiça, Ricardo Tseng Kuei Hsu; a diretora da Vara de Execuções Criminais, Shirley Silva Higa Nascimento e a coordenadora do curso de Direito da Fig –Unimesp, Ossanna Chememian Tolmajian.    

        Comunicação Social TJSP – HS (texto) / LV (fotos)    
        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP