Cetra promove palestra sobre Métodos Consensuais de Solução de Conflitos

        Na manhã desta terça-feira (13), o Centro de Treinamento e Apoio ao Servidor (Cetra) promoveu palestra sobre O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, com o coordenador do Núcleo, desembargador Vanderci Álvares.

        Na abertura, o desembargador Sérgio Rui da Fonseca, também integrante do Núcleo, falou sobre o palestrante. “É com grande satisfação que apresento o desembargador Vanderci Álvares, que atuou como cartorário por dez anos e exerceu a advocacia por mais cinco. Ingressou na magistratura em 1978 e, em 2005, foi promovido a desembargador. Foi designado para exercer as funções de coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça em janeiro deste ano, por determinação do presidente, desembargador Ivan Sartori”, disse.

        O palestrante iniciou falando de sua trajetória e de um sonho dentro da magistratura e lembrou Albert Einstein. “Se quiser ser feliz associe-se a um ideal e não a coisas ou pessoas”, disse ao se referir ao sonho da mediação na solução de conflitos. Ele também diferenciou a conciliação da mediação. “É uma linha tênue que separa a conciliação, que exige a participação ativa do conciliador, e a mediação, que aproxima as partes, e depois elas por si próprias chegam a um acordo”, explicou. Vanderci Álvares lembrou que a cultura da conciliação já estava presente na Constituição do Império, no artigo 161 que trazia: “Sem se fazer constar, que se tem intentado o meio da reconciliação, não se começará processo algum”.

        O palestrante também explicou a constituição do Núcleo por meio da Resolução 125 do Conselho Nacional da Justiça (CNJ) e das parcerias com órgãos de cooperação – Ordem dos Advogados do Brasil, Ministério Público, Defensoria Pública e entidades de classe – sem os quais ficaria inviável o trabalho do Núcleo. Segundo o desembargador, são 36 unidades instaladas no Estado que apresentaram índice satisfatório de processos que não foram ajuizados: 20% na área cível e quase 50% na de família e sucessões.

        No encerramento, o desembargador citou Vitor Hugo. “Nada é tão irresistível quanto a força de uma ideia cujo tempo chegou; e o tempo da conciliação e mediação chegou. Agradeço a todos envolvidos no trabalho do Núcleo.”

        Na palestra de hoje, além dos magistrados, esteve presente à mesa a escrevente técnico judiciária, Maria Cristina Coluna Fraguas Leal. Cerca de 120 inscritos acompanharam a aula e 547 servidores das comarcas do interior assistiram por meio do ensino a distância (EAD), que tem como gestora a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do Tribunal de Justiça. Esse projeto conta com o apoio da Presidência do TJSP, Corregedoria Geral da Justiça, Escola Paulista da Magistratura (EPM), diretoria do Fórum João Mendes Júnior, Centro de Apoio aos Juízes (CAJ) e das Secretarias de Recursos Humanos (SRH), de Tecnologia da Informação (STI) e de Primeira Instância (SPI).

        Serviço:
        Cejusc – Foro Central da Capital

        Rua Barra Funda, 930 – Barra Funda

        Horário: das 9h às 17h          

        Confira local, data e tema das próximas palestras promovidas pelo Cetra:

        Fórum João Mendes Júnior – 16º andar – Sala do servidor

        22/11 – das 10 às 12h – Qualidade De Vida no Serviço Público – 7ª Etapa – Betty Milan e desembargador Everaldo de Melo Colombi

        27/11– das 10 às 12h – Noções Gerais Sobre Responsabilidade Civil – Rogério Marrone de Castro Sampaio

        Para se inscrever basta acessar o link http://intranet.tjsp.jus.br clicar na opção Cetra (localizada na área de “Informações para Funcionários”). Clicar em inscrições/consulta/certificado > capital ou interior > digitar o usuário e senha AD (mesmo login utilizado para acessar o seu computador, e-mail, frequência ou férias) > selecionar a aula > confirmar.

        Comunicação Social TJSP – HS (texto) / GD (fotos)
        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP