Presidente do TJSP homenageado no Batalhão de Choque Tobias de Aguiar

        O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ivan Sartori, foi agraciado no final da tarde de ontem (11) com a Medalha Centenário do 1º Batalhão de Choque Tobias de Aguiar.

        O presidente chegou à sede do Batalhão, no bairro da Luz, acompanhado do juiz assessor da Presidência, Rodrigo Capez e do secretário da Presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo, Kauy Carlos Lopérgolo de Aguiar. Na chegada, o presidente foi recepcionado pelo tenente Rafael Palladino e apresentado ao corpo da guarda.

        No último dia 4, aconteceu a solenidade de comemoração do aniversário do 1º Batalhão, que festejou 121 anos de existência. Na ocasião, foram agraciados 43 civis e militares com a Medalha Centenário do 1º Batalhão de Choque Tobias de Aguiar. Entre os homenageados estavam o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab e o secretário de Segurança Pública, Fernando Grella Na oportunidade, o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ivan Sartori, não compareceu em virtude de compromissos na agenda já agendados anteriormente.

        A Medalha do Centenário do 1º Batalhão de Policia de Choque Tobias de Aguiar foi instituída pelo decreto 33927, de 14 de outubro de 1991, destinada a premiar personalidades civis e militares, instituições públicas e privadas, que tenham contribuído para o maior brilho do Batalhão  ou prestado relevantes serviços ao Estado e a seu povo, de maneira a engrandecer o nome da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

        A homenagem singela aconteceu no Salão Nobre do 1º Batalhão. O comandante do Policiamento de Choque coronel PM César Augusto Luciano Franco Morelli agradeceu a presença de todos e entregou a condecoração ao presidente, acompanhada de um diploma em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Batalhão: “é um momento muito especial, uma honra muito grande receber essa medalha porque ela representa o supra sumo do policiamento de São Paulo. A honra mais certa é saber que o senhor vai usá-la com essa postura e ainda vai poder saber que é uma pessoa muito respeitada por nós”, concluiu Morelli.

        O presidente Ivan Sartori agradeceu a homenagem e disse sentir muita honra por receber essa medalha: “a presidência do Tribunal de Justiça tem muito respeito pela policia militar e por esse batalhão. A Rota pode estar certa que o Tribunal de Justiça e a Presidência enverga essa outorga". O presidente destacou a criação do gabinete de crise que, apesar das suas limitações e condições, está disposto a dar todo apoio à policia. “Muito obrigado”,  finalizou Sartori.

        Em seguida, o comandante do 1º Batalhão de Policia de Choque, tenente coronel PM Nivaldo Cesar Restivo entregou ao presidente um quadro com o braçal da Rota e destacou sua importância em garantir o Estado Democrático de Direito.

        “Sinto-me bastante enaltecido e espero fazer jus a essa homenagem”, finalizou o presidente do TJSP, Ivan Sartori. Após a cerimônia,  o presidente visitou no subsolo do batalhão uma rede de túneis que faziam ligações com os quartéis vizinhos. Os túneis serviam para transportar alimentos e armamentos e também para fuga, caso o batalhão fosse invadido.

        Da cerimônia, participaram também o chefe da Assessoria Policial Militar do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, coronel PM Renato Cerqueira Campos; o comandante da 4ª Cia, capitão PM Leonardo Akira Takahashi; o  comandante da 3ª Cia, capitão PM José Augusto Coutinho; o oficial de gabinete de instrução Marcos Maciel Galdino; o comandante do 2º Batalhão de Policia de Choque, tenente coronel  PM José Balestiero Filho; o comandante do 4ª Batalhão de Policia de Choque, tenente coronel Salvador Modesto Madia; o comandante do Regimento de Policia Montada - Cavalaria, tenente coronel PM Alfredo Donizeti Rodrigues de Souza; o oficial de Seção de Inteligência, tenente Augusto Garção de Paiva; o subcomandante do 1º Batalhão de choque,  major PM Walter Mendes Magalhaes Junior; o coordenador operacional do 1º Batalhão de Choque, major PM Marcelo Gonzales Marques; o comandante do 3º Batalhão de Policia de Choque em exercício, major PM Marcelo Streiifinger e demais integrantes do corpo do 1º Batalhão.

.

        1º Batalhão de Choque Tobias de Aguiar

        O batalhão é o mais antigo da Policia Militar do Estado de São Paulo e foi fundado no dia 1º de dezembro de 1891. Foi contratado pelo Estado de São Paulo para integrar sua Força Pública, e em 1951, adotou o nome de seu fundador Tobias de Aguiar, para homenageá-lo por suas lutas e glórias. Em 1970, surgiu dentro dele uma forma de patrulhamento e policiamento motorizado a Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar).

 

        Comunicação Social TJSP – SO (texto) / GD (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP