TJSP instala Vara do Juizado Especial Cível e Criminal em Rio Claro

        O Tribunal de Justiça de São Paulo instalou na manhã desta sexta-feira (14) a Vara do Juizado Cível e Criminal da Comarca de Rio Claro. O evento aconteceu no salão do júri do fórum e contou com a presença do desembargador José Araldo da Costa Telles, que representou o presidente do TJSP, desembargador Ivan Sartori.

        A juíza designada para a vara instalada é Cibele Frigi Rodrigues Rizzi. Ao abrir a solenidade, ela falou da importância da instalação para a população: “a principal atribuição dos Juizados Especiais, conferida constitucionalmente, é a autocomposição das partes, de maneira a permitir a resolução dos conflitos sem a imposição da decisão pelo Estado-juiz, pacificando os litigantes de acordo com seus próprios interesses e possibilidades por eles próprios encontradas em suas tratativas, permitindo, assim, uma maior satisfação dos envolvidos”.

        O representante da Procuradoria Geral de Justiça do Estado de São Paulo, José Maria Gomes, parabenizou o TJSP pela iniciativa, afirmando que “a Procuradoria não tem medido esforços para prestigiar as práticas que representem o aumento do acesso da população ao Judiciário”.

        A vereadora Maria do Carmo Guilherme, que no ato representou o presidente da Câmara Municipal de Rio Claro, homenageou o desembargador Araldo Telles ao lhe conceder a medalha de honra ao mérito. “Essa homenagem é dedicada ao filho da terra, desembargador José Araldo da Costa Telles, pela sua trajetória profissional exemplar, por seu trabalho, responsabilidade e dedicação a Rio Claro.” A vereadora também desejou boa sorte à juíza Cibele Rizzi, desejando-lhe sucesso na nova empreitada.

        “O presidente do TJSP, desembargador Ivan Sartori, tem olhado com muita atenção e carinho para a Comarca de Rio Claro e para os 187 mil habitantes que aqui residem”, afirmou o prefeito da cidade, Palmínio Altimari Filho. “A cidade está bastante feliz com a instalação da dessa vara que certamente trará mais celeridade aos feitos.” O prefeito também manifestou seus votos de felicidades e boa sorte à magistrada.

        O desembargador José Araldo agradeceu à inesperada homenagem e contou um pouco de sua trajetória, desde a escolha pela carreira do Direito até a posse como desembargador. “Quis o destino que hoje o nosso presidente, desembargador Ivan Sartori, envolvido com os inúmeros compromissos assumidos, não pudesse comparecer nesta solenidade e, na condição de seu representante, emocionado recebo hoje esta homenagem”, disse. “Desejo muita boa sorte à magistrada; a instalação desta vara certamente irá contribuir para desafogar as demais varas e contribuir para que a sociedade tenha uma resposta mais rápida aos seus anseios”, finalizou.

        À solenidade estiveram presentes também os desembargadores Vandercy Álvares, José Augusto de Abreu Machado e Irineu Carlos de Oliveira Prado; a juíza diretora do fórum de Rio Claro, Cyntia Andraus Carretta; o deputado Estadual Aldo Demarchi; a procuradora-chefe da Seccional de Rio Claro da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo, Débora Sakamoto, representando o procurador-geral; o juiz diretor do fórum de Campinas e diretor da 4ª Região Administrativa, Luiz Antonio Alves Torrano; o juiz coordenador da Apamagis na circunscrição de Rio Claro, Walter Arriette dos Santos, representando o seu presidente e também o diretor da Escola Paulista da Magistratura; o juiz diretor do fórum de Araras, Guilherme Salvatto Witaker; o juiz diretor do fórum de Limeira, Mário Sérgio de Menezes; o juiz diretor do fórum de Piracicaba, Wander Pereira Rossette Júnior; os juízes de Rio Claro, Alexandre Dalberto Barbosa, Antonio Fernando Scheibel Padula, Claudio Luís Pavão, Durval José de Moraes Leme, Joélis Fonseca e Sérgio Lazzareschi de Mesquita; os promotores de Justiça de Rio Claro, Antonio Nilton Victório, Gilberto Porto Camargo, Luiz Gonzaga Bovo e Renata Maria Cruz Destro; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Subsecção Rio Claro, Willian Nagib Filho, representando o presidente da Seção São Paulo; o delegado de polícia titular da DIG de Rio Claro, Marcos Garcia Fuentes, representando o diretor do Deinter-9; comandante interino do 37º BPM/I, Liberaldo da Silva; o comandante do Corpo de Bombeiros de Rio Claro, subtentente PM Glauco Rodrigues Pereira; o chefe de instrução do Tiro de Guerra de Rio Claro, subtenente do Exército Agnaldo José Eleodoro de Arruda; o prefeito de Itirapina, Omar de Oliveira Leite; o presidente da Câmara de Corumbataí, João Batista Canhoni; o presidente da Câmara de Ipeúna, Adilson Rodrigues da Silva; o pároco da Igreja Matriz de São João Batista, padre Ronaldo Francisco Aguarelli; o diretor do CIESP de Rio Claro, Assed Bittar Filho e os vereadores de Rio Claro, José Júlio Lopes de Abreu e Sérgio Desiderá.

 

        Rio Claro - A cidade possui 186.253 habitantes (censo de 2010), e trabalham no Poder Judiciário local 208 servidores e dez juízes. O fórum possui quatro varas cíveis, três criminais e uma Vara das Execuções Criminais, Infância e Juventude. A juíza diretora do fórum é Cyntia Andraus Carretta e circulam diariamente pelas dependências do prédio aproximadamente 700 pessoas. Rio Claro é sede da 9ª Circunscrição Judiciária, à qual também pertencem as comarcas de Brotas e Itirapina. Além disso, integra a 4ª Região Administrativa Judiciária, que tem como sede a Comarca de Campinas.

        As Regiões Administrativas Judiciárias (RAJs), que somam dez em todo o Estado, foram criadas pela atual gestão com o objetivo de melhorar a estrutura de organização judiciária e a racionalização dos recursos públicos, em função da extensão territorial do Estado. Cada RAJ abriga um número pré-definido de Circunscrições Judiciárias – são 56 em todo o Estado, formadas por diversas comarcas.

 

        Comunicação Social TJSP – HS (texto) / AC (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP