Fiesp e Ciesp aderem ao programa “Empresa Amiga da Justiça”
Objetivo é disseminar conciliação e mediação.
A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) aderiram ao programa Empresa Amiga da Justiça, do Tribunal de Justiça de São Paulo. O objetivo é incentivar a iniciativa privada a explorar métodos alternativos de solução de conflitos, como a conciliação e a mediação, e aprimorar seus serviços de atendimento ao consumidor.
A adesão ocorreu no último dia 13, na Fiesp. O desembargador José Carlos Ferreira Alves, coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Cidadania (Nupemec), representou o presidente do TJSP, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, e o ministro Sydney Sanches, presidente da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem Ciesp/Fiesp.
Participaram do evento o desembargador Kazuo Watanabe, a ministra Ellen Gracie, o juiz integrante do Nupemec Ricardo Pereira Junior e servidores.
Empresa Amiga da Justiça
O programa estabelece política pública judiciária orientada a estabelecer uma nova forma de o TJSP se relacionar com as instituições. Há dois tipos de parcerias:
Empresas e grupos empresariais aderem à iniciativa e assumem compromissos para aumentar a quantidade de acordos judiciais e extrajudiciais. O número de processos distribuídos envolvendo a empresa é monitorado, assim como as ações adotadas pelo parceiro para estimular a autocomposição.
Já sindicatos, associações comerciais, entidades de classes e outras instituições podem firmar parcerias para atuar no programa indicando empresas ou grupos com os quais tenha interação corporativa; divulgando a autocomposição por meio de campanhas ou eventos; ou, ainda, fomentando estudos de pesquisa relacionados à pacificação de conflitos consumeristas.
Os parceiros recebem a certificação “Parceira do Programa Empresa Amiga da Justiça” – um selo estilizado que pode ser usado em campanhas publicitárias, informes aos acionistas e publicações das empresas.
Várias empresas participam do projeto, como Banco Volkswagen, Banco Votorantim, BNP Paribas, Bradesco, CPFL Energia, Chevrolet Serviços Financeiros, Febraban, Grupo Segurador BB e Mapfre, Itaú, Sabesp, TAM, Mercado Livre, Santander, Secovi-SP, Abrainc, Abrarec, SindusCon-SP, Walmart, Ajinomoto, Localiza Rent a Car, Instituto Reclame Aqui, Nextel, Terra, Bayer, Amil, Comgás, Momentum, Whirlpool e a administradora de condomínios GK.
Comunicação Social TJSP – HS (texto) / divulgação (fotos)