Tribunal de Justiça instala a 2ª Vara de Cajamar

        Nesta sexta-feira (29), o corregedor-geral da Justiça de São Paulo, desembargador José Renato Nalini, representou o presidente Ivan Sartori em solenidade no salão do júri do Foro Distrital de Cajamar para instalação da 2ª Vara Judicial.

        A cidade tem população de aproximadamente 69.500 habitantes. O Foro Distrital conta com 23.589 processos em andamento, 70 funcionários e recebe em média 300 pessoas por dia. 

        Em seu discurso, a juíza diretora do fórum, Adriana Nolasco da Silva, destacou a importância da instalação para a prestação jurisdicional na região e parabenizou o juiz Filipe Antonio Marchi Levada, que será o responsável pela nova unidade. “A festa pode parecer dos juízes, mas na verdade é da sociedade. É uma festa para o povo de Cajamar, que precisava da 2ª Vara há muito tempo. O juiz que irá conduzi-la reúne todos os atributos: é humano, competente, centrado e muito preocupado com os jurisdicionados”, disse.

        O conselheiro estadual da Ordem dos Advogados do Brasil, Laerte Soares, representou o presidente da Seção São Paulo e discursou em nome da instituição. “É uma grande satisfação participar desta solenidade. Precisamos trazer a sociedade à evolução da Justiça e nós, advogados, somos parceiros do Tribunal de Justiça e dos magistrados neste projeto.”

        Pelo Ministério Público, o promotor Leandro Henrique Ferreira Leme enalteceu a administração da Justiça paulista. “Como cidadão, percebo que as medidas do TJSP para proporcionar uma Justiça mais célere vêm ao encontro do anseio popular. Ressalto as inúmeras ações, a digitalização dos processos, criação de varas como esta que de certo fará muita diferença no trâmite das ações.”

        O prefeito de Cajamar, Daniel Fonseca, disse que a cidade precisava muito da presença do Judiciário. “Cajamar prospera e cresce com a preocupação da moralidade do cidadão e a população certamente poderá contar com a Justiça mais ágil e atenciosa, ciente das necessidades do povo”, concluiu.

        O desembargador Cláudio Antonio Soares Levada, coordenador da 5ª Circunscrição Judiciária, falou, emocionado, sobre a satisfação de participar da instalação como coordenador da Circunscrição e pai do magistrado que assume a 2ª vara de Cajamar. Durante a solenidade, entregou ao filho um quadro com reflexões da primeira dama dos EUA, Eleanor Roosevelt (1933-1945) que o acompanhou por 29 anos e que agora passará a compor o cotidiano do juiz.

        Para o corregedor-geral da Justiça, desembargador José Renato Nalini, que é natural de Jundiaí (sede da 5ª Circunscrição, a qual pertence o Foro Distrital de Cajamar), disse que estar na região era como voltar para casa. “Cajamar sempre foi muito vinculada à Jundiaí e presidir esta solenidade é um prazer imenso.” Sobre a inauguração, destacou: “A Justiça está em um caminho muito bom e Cajamar está em ascensão com sensibilidade, ética e consciência. A sociedade é premiada com a Justiça levada a sério por pessoas vocacionadas e comprometidas com suas funções”.

        Também estiveram presentes à solenidade os desembargadores Antonio Carlos Malheiros, Márcio Franklin Nogueira, José Luís Palma Bisson; os juízes diretores dos fóruns, Mauricio Garibe (Jundiaí), Daniela Martins Filippini (Nova Odessa), Peter Eckschmiedt (Caieiras), Patricia Cayres Mariotti (Campo Limpo Paulista), Fábio Luís Bossler (Americana), que também representou a Escola Paulista da Magistratura (EPM); a vice-prefeita de Cajamar, Fátima Lima; o presidente da Câmara Municipal de Cajamar, Aguinaldo Aparecido Camonge Ferreira; o delegado de Polícia, Marco Antonio Ferreira Lopes, representando o delegado seccional de Polícia de Jundiaí; o delegado de Polícia de Cajamar, Diogo Juns dos Santos; o comandante da Guarda Municipal de Cajamar, Cássio Aparecido Gonçalves; o 1º tentente PM Guilherme Bueno Carbonari, da 3ª Companhia do 26º BPMI; os padres José Luiz (Paróquia São Sebastião), Daniel (Paróquia Nossa Senhora da Alegria), José Roberto (Paróquia Santo Antônio); membros do Ministério Público, advogados, vereadores, serventuários da Justiça e integrantes da sociedade.

 

        Comunicação Social TJSP – HS (texto) / AC (foto)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP