Desembargadores Mathias Coltro e Devienne Ferraz tomam posse no TRE

        O desembargador Antonio Carlos Mathias Coltro tomou posse hoje (14) no cargo de presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo e o desembargador Mário Devienne Ferraz assumiu a Vice-Presidência e Corregedoria Regional Eleitoral. A solenidade aconteceu no plenário do TRE e contou com a presença de dirigentes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, entre eles o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) desembargador José Renato Nalini. Também compareceram muitos desembargadores e juízes, integrantes do Ministério Público e da Advocacia, militares, policiais, empresários, amigos e parentes dos empossados.

        Ao presidente do TRE caberá a direção dos trabalhos referentes às eleições gerais que ocorrerão em 5 de outubro, quando mais de 31,5 milhões de eleitores paulistas votarão para presidente da República, governador, senadores, deputados federais e estaduais. Cabe ao TRE o julgamento de todos os feitos relativos ao pleito no Estado, que, além do presidente e do vice tem como membros efetivos os juízes de Direito Roberto Maia Filho e Silmar Fernandes, a jurista Clarissa Campos Bernardo e a juíza do Tribunal Regional Federal Diva Prestes Marcondes Malerbe.

        Ficou a cargo de Roberto Maia o discurso em homenagem aos empossados. O magistrado falou sobre o cenário político do Brasil ao abordar as recentes manifestações, os chamados “rolezinhos” e as depredações de ônibus e lançou uma reflexão: “Não seria o voto a forma adequada de aprovar ou reprovar as políticas públicas?” Destacou, ainda, os currículos do presidente e do vice. “São homens brilhantes que cumprirão a missão com seriedade e empenho.”

        O governador Geraldo Alckmin também saudou os novos dirigentes do TRE. “Neste ano eleitoral o papel da Justiça se revela maior e mais importante e estou certo de que o processo seguirá de forma segura e serena.” O vice-presidente da República, Michel Temer, também compareceu para parabenizar os desembargadores e desejar sucesso. “O poder emana do povo, mas se uma eleição é fraudada a vontade do povo não é legitimada. E quem faz a prevenção da vontade popular é a Justiça Eleitoral”, afirmou.

        Também fizeram uso da palavra o procurador regional eleitoral André de Carvalho Ramos, que falou em nome do Ministério Público, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo, Marcos da Costa. Compuseram, ainda, a mesa de honra da solenidade o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowski, e o vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral, José Antonio Dias Toffoli.

        Devienne Ferraz agradeceu as palavras carinhosas e ressaltou que trabalhará com muito entusiasmo e empenho. “Cada eleição acrescenta um capítulo na história da democracia brasileira, cujos protagonistas são os eleitores.”

        Mathias Coltro falou sobre a emoção de contar com a presença de tantos amigos na solenidade e sobre a honra de presidir o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, que compreende um quarto dos eleitores do Brasil. “Fazer parte da Justiça Eleitoral é motivo de extremo realce. Agradeço ao TJSP pela confiança em mim depositada, aos amigos e parentes e a Deus.” Ao final, fez uma saudação especial ao ministro do STJ Paulo Dias de Moura Ribeiro, que prestigiou a posse.

 

        Comunicação Social TJSP – CA (texto) / AC (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP