TJSP inaugura Foro Distrital de Embu-Guaçu

        As novas instalações do Foro Distrital de Embu-Guaçu, criado pela Lei Complementar 6166/88, foram inauguradas ontem (7). Agora, no fórum de 1.488,05 m², 60 funcionários atendem cerca de 80 pessoas que buscam diariamente os serviços judiciários. Em Embu-Guaçu estão em andamento 64.140 processos e, de acordo com a estatística mais recente, houve distribuição de 367 processos novos (mês de agosto).

        No novo edifício, a rede lógica está ampliada: 93 pontos de rede, 36 novos computadores e dez novas impressoras. Os 33 computadores e 180 prateleiras que por tanto tempo serviram à Justiça foram doados à biblioteca e à prefeitura para que sejam utilizados em escolas da cidade.

        À solenidade, que teve o Hino Nacional Brasileiro executado pela Banda Regimental do CPA/M-8 da Polícia Militar, sob a regência do 2º sargento PM Cristiano Vaz Coelho, contou com a presença de desembargadores, magistrados, servidores e cidadãos embu-guaçuenses.

        Primeiro a fazer uso da palavra, o juiz diretor do fórum, Willi Lucarelli falou da alegria de receber as novas instalações. “A entrega de um novo fórum é a representação simbólica de um Judiciário que precisa mudar e se transformar. É a mostra de que a confiança na Justiça não somente deve como pode se edificar.” Segundo ele, “com a ajuda de todos, nos foi permitido ser instrumentos de concretização do renascimento de um Poder Judiciário digno e fortalecido. Devemos dizer, inquestionavelmente, que a mudança das instalações do fórum de Embu-Guaçu representam mais do que uma mera mudança de endereço”.

        Representando o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo, a presidente da 86ª Subseção da OAB Itapecerica da Serra, Neuza Penha Gava Otero, também agradeceu a todos que contribuíram para essa vitória. “Aqui a Justiça será mais ágil”, disse, não sem antes ressaltar que, em Embu-Guaçu, o espaço ocupado pela OAB é o melhor do Estado.

        Em nome do Ministério Público, representando o procurador-geral de Justiça, a promotora de Justiça Fabíola Aparecida Cezarini falou que “não é preciso esforço ou eloquência para destacar a importância da instalação do novo fórum para a cidade de Embu-Guaçu. Basta ter em conta que os jurisdicionados contam, agora, com um local com estrutura adequada ao atendimento de suas demandas”.

        Segundo o prefeito de Embu-Guaçu, Clodoaldo Leite da Silva, a data era duplamente festiva porque “recuperamos o local onde o fórum funcionava e hoje temos um Centro Cultural com teatro, dança, capoeira etc. É, portanto, uma dupla inauguração”.

        Ao encerrar a solenidade, o presidente Nalini enfatizou o trabalho do juiz Willi Lucarelli com destaque para o “entusiasmo ao envolver a municipalidade que aderiu à causa”. “Não fosse o trabalho de todos hoje não estaríamos aqui. Embu-Guaçu passa a contar com uma sede condigna. O maior patrimônio do Judiciário é seu quadro de servidores e juízes. Também fazem parte dessa família que integra o sistema judicial os advogados, os defensores públicos e as polícias civil e militar.” Em suas palavras, aproveitou para destacar a importância da conciliação e da pacificação. “Exorto os advogados que instalem a OAB Concilia, que invistam no Cejusc [Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania] antes de ingressar em juízo.” Ao encerra, citou o lema da cidade: “Per aspera ad astra” (Por caminhos difíceis alcançaremos os astros).

        Também prestigiaram a cerimônia a presidente da Câmara de Embu-Guaçu, Maria do Céu Reis de Gouveia; a primeira-dama Cristiane Mandaji da Silva, o coordenador da 52ª Circunscrição Judiciária – Itapecerica da Serra, desembargador Luiz Eurico Costa Ferrari; o juiz diretor do fórum da Comarca de Itapevi, Rodrigo Aparecido Bueno de Godoy, representando o presidente da Associação Paulista de Magistrados; o juiz assessor da Presidência Fabio Eduardo Basso; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Washington Luiz Gonçalves Pestana; o vice-prefeito de Embu-Guaçu, Manoel dos Santos Silva; o delegado de polícia de Embu-Guaçu Mário Watanabe; o major PM Marcelo Higino Alves da Silveira, representando o comandante do 25º BPM/M e o padre Gean Carlos da Paróquia Santa Terezinha.

        Mais fotos no Flickr.

        Comunicação Social TJSP - RS (texto) / GD (fotos)
        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP