Faculdades Integradas Campos Salles participam de júri simulado no TJSP

        Cerca de 30 estudantes do primeiro, segundo, oitavo e décimo semestres das Faculdades Integradas Campos Salles estiveram hoje (24) pela manhã no Palácio da Justiça, sede do TJSP, para a simulação de um júri popular.

        Os participantes exerceram os papeis de juiz, promotores de Justiça, advogados de defesa, testemunhas, jurados, escreventes, réu, jurados, serventuários e escolta policial na composição de um caso real e de época, conhecido como O Crime da Mala. O evento aconteceu em 1928, quando o imigrante italiano Guiseppe Pistone assassinou sua esposa, Maria Fea, e ocultou o corpo em uma mala. Ele foi julgado em 1944 e condenado a 20 anos de reclusão, mas em 1948 sua pena foi considerada cumprida.

        Na simulação, o Conselho de Sentença – formado por dois alunos e cinco alunas – condenou o acusado a 9 anos de reclusão por homicídio.

        Para o coordenador do curso de Direito, Leonardo Pires Merino, esse tipo de atividade auxilia de maneira lúdica a melhor compreensão da teoria. “A experiência ajuda a cativar nos alunos a aquisição de conhecimento, alimentando seus sonhos e realizações”, disse.

        As visitas monitoradas e os júris simulados no Tribunal de Justiça de São Paulo devem ser agendadas com a Diretoria de Relações Institucionais pelo telefone (11) 3112-1246.

 

        Comunicação Social TJSP – AG (texto) / DG (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP