Boas práticas – Vara do Juizado em São Vicente adota metodologia para beneficiar ambiente de trabalho

        Com o objetivo de melhorar as relações e condições de trabalho de servidores e magistrados, a Vara do Juizado Especial Cível e Criminal de São Vicente adotou em outubro uma metodologia conhecida como “círculos restaurativos”, que estimula a prática da escuta ativa e empática. Consiste em, na ordem do círculo, utilizar um bastão que ordena e legitima cada participante a falar sobre questões referentes às atividades diárias. A pessoa aborda tema específico, apontando as necessidades do setor.

        A juíza Fernanda Souza Pereira de Lima Carvalho, responsável pela iniciativa, explicou que as dificuldades relatadas pelos servidores e juízes no “círculo restaurativo” levaram ao estabelecimento de metas, alguma delas até simples. “Um dos temas abordados é o sentimento de cada um em relação à rotina do trabalho e às perspectivas para o futuro próximo. Depois da reunião, conseguimos abolir práticas ineficientes e atos desnecessários, que tomavam muito tempo dos funcionários, além de adotar a harmonização de relações e o bem-estar no setor.”

        A atividade foi bem aceita pelos funcionários, que pediram sua realização a cada 15 dias para novas ponderações. “Caso outras unidades tenham interesse na metodologia, que é bastante simples e tem excelentes resultados, estamos à disposição para compartilhar a experiência”, afirmou a magistrada.

 

        Comunicação Social TJSP – AG (texto) / Comarca de São Vicente (foto)
        
imprensayj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP