Corregedores da Justiça brasileira se reúnem em Salvador

        Com um discurso integrador, a corregedora nacional da Justiça, Nancy Andrighi, abriu ontem (12) o 67º Encontro de Corregedores dos Tribunais de Justiça do Brasil (Encoge), em Salvador, e defendeu a efetiva participação das corregedorias no estabelecimento das metas do Judiciário. O corregedor-geral da Justiça paulista, desembargador Hamilton Elliot Akel, e o desembargador Carlos Teixeira Leite, que auxilia a Corregedoria Nacional, participam do evento cujo tema é “Desafios e perspectivas para uma Justiça célere e acolhedora”.

        A ministra exaltou a participação dos corregedores no Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado no início da semana (10 e 11) em Florianópolis, mas criticou o modelo de estabelecimento das metas nacionais do Judiciário, que, para ela, deveriam estar alinhadas com a realidade de cada estado. Nancy Andrighi destacou que em sua gestão não faltarão esforços para que os corregedores dos estados sejam ouvidos na elaboração das próximas metas.

        A presidente do Colégio de Corregedores, desembargadora Nelma Sarney, afirmou que o problema da Justiça brasileira não está apenas no Judiciário. Ela defende a integração dos órgãos que compõem o Sistema de Justiça (Ministério Público, Defensoria Pública e Ordem dos Advogados do Brasil) para buscarem soluções conjuntas.

        O 67º Encoge segue até amanhã. Entre os temas debatidos hoje estavam a Justiça Restaurativa, a celeridade e a concessão de garantias de medidas protetivas a vítimas de violência doméstica contra a mulher, execução penal e serventias extrajudiciais. Para esta sexta-feira estão na pauta a área da Infância e da Juventude, adoção internacional e gestão de cartórios. O encontro conta também com a participação de juízes assessores das corregedorias.

 

        Com informações do TJMA

 

        Comunicação Social TJSP – CA (texto) / TJMA (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP