Fórum de Pinheiros adota práticas de redução de consumo e diminui gasto de água

        O tema do consumo de água, que tem ganhado força nos últimos meses, é um assunto que recebe atenção especial do Tribunal de Justiça de São Paulo. Uma campanha de uso consciente do líquido por servidores, magistrados e jurisdicionados nos prédios do Judiciário estadual está em vigor, e medidas de contenção, como instalação de anéis redutores de vazão em torneiras, foram implementadas.

        O Fórum Regional de Pinheiros está colhendo os resultados positivos desse esforço. A Administração do fórum tem seguido à risca as recomendações e, mesmo antes da atual crise hídrica, coloca em ação providências para utilização racional de água.

        Graças aos esforços para redução do consumo de água e energia elétrica, aliados à concessão de bônus na conta aos usuários que atingirem a meta estabelecida pelo Governo, o Fórum de Pinheiros diminuiu o gasto em quase 27%, entre março de 2014 e fevereiro de 2015, e economizou R$ 10,9 mil com a bonificação concedida pela Sabesp.

        A administração suspendeu a lavagem dos saguões, garagens, escadarias e áreas comuns com mangueira, aumentou a quantidade de vistorias e regulagens periódicas da pressão dos registros de gaveta e válvulas de descarga e ampliou a comunicação visual nos banheiros do prédio, com fixação de cartazes de boas práticas.

        “Temos muitos colaboradores no prédio que nos ajudam. São servidores, partes e advogados envolvidos na divulgação da campanha e na conscientização de todos. Cabe ao administrador, porém, estar sempre atento para, com habilidade e criatividade, se adequar à novas necessidades do meio em que vive e trabalha”, diz Sérgio Augusto Morais, supervisor da Administração. Ele explica que desde que assumiu a função, em 2002, intensificou o trabalho de identificação e eliminação de vazamentos e procedeu à instalação de torneiras temporizadas, revisão e substituição de registros e válvulas de descarga.

        O juiz diretor do fórum, Juscelino Batista, pediu a magistrados e servidores empenho para a redução do consumo e o monitoramento do desperdício. “Dei o apoio e respaldo que o administrador precisava para desempenhar seu excelente trabalho. Dentro do que era possível, fizemos gradativamente a substituição das torneiras e levamos bem a sério a fiscalização de possíveis vazamentos, sempre conscientizando os servidores da importância do uso racional da água. Hoje colhemos o fruto desse empenho”, afirma.

 

        Comunicação Social TJSP – AG (texto) / GD (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP