Vara da Infância e da Juventude de São Bernardo do Campo promove curso aos pretendentes à adoção

        A Vara da Infância e da Juventude de São Bernardo do Campo realizará no próximo dia 6, a partir das 13 horas, o ‘30º Curso Preparatório Jurídico e Psicossocial’ aos pretendentes à adoção.

        O curso foi instituído pela Lei n. 12.010/09 – que entre outras providências altera dispositivos do Estatuto da Criança e do Adolescente – e determina a participação nele de todas as pessoas que pretendem se inscrever no cadastro de adotantes das varas da Infância e da Juventude.

        A iniciativa foi promovida pela primeira vez na comarca em fevereiro de 2010 e repetida nos anos subsequentes, na média de cinco a seis por ano, conforme a demanda de interessados. Nesse período, foram expedidos 463 certificados de conclusão, com a participação de cerca de 800 pessoas, entre casais e individuais (solteiros, separados, divorciados, etc).

        O Curso Preparatório Jurídico e Psicossocial observa as regras estabelecidas pela legislação específica, que implicam preparação jurídica e psicossocial e visitação ao serviço de acolhimento (atual denominação de abrigo), onde não há recém-nascidos ou crianças pequenas, visando ao contato com crianças mais velhas e grupo de irmãos e estimular a realização das denominadas adoções tardias (crianças com mais de 4 ou 5 anos) e de irmãos, inter-raciais ou não. "Também há participação, gratuita, em encontro do Grupo de Estudos e Apoio à Adoção de São Bernardo do Campo, em que dúvidas relativas à adoção podem ser discutidas mais facilmente", esclarece o juiz da Vara da Infância de São Bernardo, Luiz Carlos Ditommaso.

        Comunicação Social TJSP – SO (texto) / Laboredomus (foto) / MC (arte)
        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP