Projetos do TJSP são finalistas do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça
Vencedores serão divulgados em 22 de junho.
Quatro projetos do Tribunal de Justiça de São Paulo são finalistas do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2018: a) projeto “Adote um Boa Noite”, que busca estimular a adoção de crianças com mais de sete anos; b) campanha “Juntos Podemos Parar o Abuso Sexual nos Transportes”; c) TV Corporativa do Tribunal; d) aplicativo TJSP Mobile. O prêmio é uma iniciativa do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça, organização não governamental, sem fins lucrativos, formada por assessores de comunicação do Judiciário, Defensoria, Ministério Público, Tribunais de Contas, Ordem dos Advogados do Brasil e instituições afins.
Ao todo são 15 categorias. A edição de 2018 alcançou o recorde de 286 trabalhos inscritos (cada instituição pôde concorrer com até sete trabalhos). O TJSP é uma das instituições com mais finalistas, ao lado da Procuradoria Geral da República. O Conselho Nacional de Justiça e o Superior Tribunal de Justiça são finalistas em três categorias. Confira a lista completa dos finalistas.
Os vencedores serão anunciados no dia 22 de junho, no encerramento do Congresso Nacional de Comunicação e Justiça (Conbrascom), em Cuiabá (MT). A Comissão Julgadora contou com 36 profissionais da área de Comunicação Social (jornalistas, radialistas, professores, publicitários, assessores etc.) de diversas regiões do Brasil.
Projetos TJSP
Categoria Mídia Digital
App TJSP Mobile – mais uma ferramenta do Tribunal de Justiça de São Paulo para facilitar o acesso da população aos serviços oferecidos pelo Judiciário paulista. O aplicativo, disponível para download na AppStore (sistema IOS) e GooglePlay (sistema Android), possibilita aos usuários, de forma rápida e segura, consulta às movimentações e pastas digitais dos processos e acesso aos endereços dos fóruns em todo o Estado, além de notícias, informações e serviços. O cidadão pode, em um simples clique, fazer consultas pelos nomes das partes e advogados, ou pelo número de processo, documento na delegacia, carta precatória de origem e registro do profissional na OAB.
TV Corporativa TJSP-TV – 100 telas espalhadas por 51 prédios da Justiça no Estado (cobrindo todas as Regiões Administrativas Judiciárias), oferecendo conteúdo dinâmico e acessível, de segunda a sexta, das 9 às 19 horas, com o objetivo de ser mais uma ferramenta de comunicação, interna e externa, para divulgação de serviços e informações da Corte aos diversos públicos dos fóruns: jurisdicionados, advogados, servidores e magistrados.
Categoria Comunicação de Interesse Público
Campanha "Juntos Podemos Parar o Abuso Sexual nos Transportes" – tem por objetivo uma mudança cultural contra o machismo, dando visibilidade à violência naturalizada e silenciada. A ideia é intimidar e constranger o abusador, reforçar o apoio à vítima, estimular a denúncia e a não omissão e mostrar que juntos, instituições e passageiros podem acabar com o abuso sexual, inicialmente nos transportes, mas com reflexo em toda a sociedade. O projeto conta com a participação 14 instituições: TJSP, Ministério Público de São Paulo, OAB-SP, Secretaria dos Transportes Metropolitanos, Secretaria Municipal dos Transportes, Secretaria Estadual de Segurança Pública, Metrô, ViaQuatro, CPTM, EMTU/SP, SPTRANS, EFCJ, Polícia Civil e Polícia Militar.
Categoria Relacionamento com a Mídia
Adote um Boa-Noite – projeto para estimular a adoção de crianças com mais de 8 anos lançado com uma matéria no Jornal Nacional no dia 12/10/17 (Dia das Crianças). Consiste na criação de site com fotos e relatos de crianças e adolescentes acolhidos pelo Poder Judiciário (www.adoteumboanoite.com.br). A página e a campanha foram desenvolvidas gratuitamente pela agência F/Nazca a pedido do TJSP. A ideia é dar visibilidade a esses jovens e tentar contribuir com a evolução da concepção social de adoção, ampliando a baixíssima quantidade de adoções de crianças com mais de oito anos ou com deficiência (cerca de 90% daqueles que se candidatam a adotar pretendem crianças com menos de oito anos). Das 32 crianças que entraram no projeto-piloto, 21 estão em algum estágio do processo de adoção.
Comunicação Social TJSP – CA (texto) / MC (arte)