Sumaré implementa parceria para elevar eficiência energética e reduz consumo em 40% ao mês

        Engajado na campanha Apague o Desperdício do Tribunal de Justiça de São Paulo, o Poder Judiciário de Sumaré aderiu ao consumo consciente e adotou novas formas de gerenciar melhor o uso da eletricidade nas atividades do fórum. O resultado desse esforço foi a redução de 40% ao mês no consumo de energia elétrica.

        A comarca firmou parceria com a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), a exemplo de outros 21 fóruns do interior paulista, para adotar serviços de eficientização energética. O programa prevê o combate ao desperdício por meio da substituição de lâmpadas fluorescentes das áreas internas do fórum por outras que utilizam a tecnologia de led, equipamento mais econômico.

        A iniciativa foi implementada na comarca em abril de 2014, com a instalação de 44 lâmpadas de led de 9W e 924 de 18W, com garantia de cinco anos para reposição dos equipamentos e mão de obra disponível por um ano para efetivação de trocas. O trabalho ocorreu sem nenhum transtorno ao funcionamento normal do edifício e houve melhora da iluminação e redução exitosa do consumo mensal de energia.

        O juiz diretor do fórum, Gilberto Vasconcelos Pereira Neto, explicou que a durabilidade e intensidade das lâmpadas é muito superior que as das fluorescentes. “Parcerias como essa são importantíssimas porque a eficiência energética é muito relevante para o nosso futuro; nossos recursos são limitados e precisamos aproveitá-los da melhor forma para o futuro. Pretendemos, aos poucos e de acordo com o orçamento do fórum, realizar a troca das lâmpadas externas, como holofotes e as luminárias dos postes, até por questão de segurança, já que as de led iluminam mais”, afirmou.

        O magistrado também falou da ideia de um projeto futuro de sustentabilidade, consistente numa estação de captação de energia no teto do edifício. “Poderíamos colocar em cima do prédio paineis ou espelhos refletores que captam energia solar. É um investimento inicial alto, que depende de novas parcerias, mas que reduz absurdamente o consumo de energia, utilizando a maior fonte que temos, o sol.”

 

        Comunicação Social TJSP – AG (texto) / AC (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP