Integrantes do TJSP reúnem-se com presidente da Assembleia Legislativa

        Graças ao esforço conjunto dos poderes Judiciário, Legislativo e Executivo, a cultura da paz e do acordo ganhou um grande reforço com a aprovação do Projeto de Lei nº 1.005/13, que concede abono aos conciliadores e mediadores que atuam nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) do Estado de São Paulo.

        Para agradecer o empenho na aprovação do projeto, o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador José Renato Nalini, fez questão de fazer uma visita ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Fernando Capez. O encontro, que aconteceu hoje (26) pela manhã, contou também com a participação de integrantes do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), desembargador José Roberto Neves Amorim (coordenador), desembargador José Carlos Ferreira Alves, juiz Ricardo Pereira Júnior e juíza Cláudia Thome Toni; da coordenadora de apoio do Nupemec, Maria Cristina Coluna Fraguas Leal; de servidores do TJSP; e de conciliadores e mediadores que hoje realizam um trabalho voluntário no Judiciário paulista.

        Neves Amorim agradeceu ao deputado por abraçar a causa, antes mesmo de assumir a Presidência da AL, e destacou que a mediação e a conciliação são o futuro do Judiciário. “Nós só temos a agradecer e faço isso em nome de todos que atuam nos Cejuscs. São Paulo é o primeiro Estado a aprovar essa política e seremos um exemplo para todo o Brasil.”

        Renato Nalini disse que o deputado Capez é um homem que entende os problemas e as necessidades do Judiciário e, por essa razão, tem dado atenção aos projetos do TJSP em tramitação na AL. Também falou sobre a importância da cultura da paz para o País. “A conciliação é algo que definirá o futuro da democracia no Brasil. A decisão judicial é algo imposto pelo Estado, já quando as partes dialogam, a solução é mais legítima e pacifica o conflito.”

        Fernando Capez afirmou que o governador Geraldo Alckmin também esperava a provação do projeto e agradeceu ao Tribunal e aos profissionais que atuam nos Cejuscs pelo trabalho que desenvolvem. “Que essa iniciativa possa se multiplicar com o recrutamento de pessoas interessadas em atuar na solução dos litígios e não no confronto.”
        Também esteve com o grupo o deputado estadual Antonio de Olim.        

     

        Comunicação Social TJSP – CA (texto) / AC (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP