Santa Bárbara D’Oeste recebe 2ª Vara Criminal

        A Comarca de Santa Bárbara D’Oeste estava em festa na manhã de hoje (27) pela instalação da 2ª Vara Criminal, que também receberá os feitos da Infância e da Juventude e será conduzida pelo juiz Thiago Mendes Leite do Canto. A solenidade de inauguração contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador José Renato Nalini.

        Santa Bárbara D’Oeste conta hoje com 76 mil processos em andamento, sendo que 8.200 são criminais e 1.700 da área Infância. A 1ª e a 2ª varas criminais terão um cartório único. Também há na comarca três varas cíveis e uma Vara do Juizado Especial Cível e Criminal.

        A juíza Miriana Maria Melhado Lima Maciel, da 1ª Vara Criminal e diretora do fórum, agradeceu a todos que trabalharam para tornar a instalação uma realidade e falou sobre a importância do Judiciário. “O grande volume de processos demonstra a credibilidade da população na Justiça. Atender essa demanda continuará sendo um desafio, mas temos a certeza do apoio da Presidência do Tribunal”, disse.

        O presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Bárbara, Frank Vinicius Cones, e o promotor de Justiça Luiz Fernando Garcia fizeram uso da palavra em nome de suas instituições. Também agradeceram o esforço de todos os envolvidos na inauguração, em especial a juíza Eliete de Fatima Guarnieri, e parabenizaram os servidores da comarca pelo empenho e dedicação no atendimento e atividades forenses.

        O deputado estadual Chico Sardelli falou sobre sua satisfação em poder participar da solenidade, pois também trabalhou para viabilizar a 2ª Vara Criminal. Agradeceu especialmente ao presidente Nalini: “No tempo em que mais convivemos, quando eu era presidente da Assembleia, pude conhecê-lo melhor e percebi o carinho e amor com que conduz o Tribunal de Justiça”.

        O prefeito Denis Eduardo Andia falou sobre a longa jornada que a comunidade percorreu até a instalação, uma vez que a unidade foi criada por Lei Complementar do ano 2000. “Santa Bárbara D’Oeste tem cerca de 200 mil habitantes e carecia de mais uma vara. Que Deus abençoe o trabalho e que a Justiça sempre seja feita.”

        Ao encerrar o evento, o desembargador Nalini falou sobre a necessidade da instalação da 2ª Vara, mas destacou que a sociedade precisa deixar a cultura do litígio e adotar a cultura da paz. Com isso, abordou os três principais pontos de sua Presidência: disseminação da conciliação, eficiência de gestão e informatização. “O Estado de São Paulo tem 25 milhões de ações em andamento, um quarto da carga processual brasileira. O excesso de demandas não é saudável. Transmitimos a imagem de que somos o povo mais beligerante sobre a face da Terra”, afirmou.  

        Também compareceram ao evento o presidente da Câmara de Santa Bárbara D’Oeste, vereador Edison Carlos Bortolucci Júnior; o coordenador da 53ª Circunscrição Judiciária (Americana), desembargador Mario Carlos de Oliveira; o juiz diretor do Fórum de Americana e coordenado adjunto da Associação Paulista de Magistrados, Eugênio Augusto Clementi Júnior, que representou o presidente da Associação; a juíza diretora do Fórum de Nova Odessa, Michelli Vieira do Lago Ruesta Changman; o juiz diretor do Fórum de Sumaré, Gilberto Vasconcelos Pereira Neto; a juíza diretora do Fórum de Hortolândia, Juliana Ibrahim Guirao Kapor; os juízes de Santa Bárbara Eliete de Fatima Guarnieri, Marshal Rodrigues Gonçalves, Paulo Henrique Stahlberg Natal e Thiago Garcia Navarro Senne Chicarino; os promotores da comarca Amélio Pasini Junior e Érica Angeli Spinetti; o conselheiro Estadual da OAB – Seção São Paulo, Ricardo Galante Andreetta; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Washington Luiz Gonçalves Pestana; a delegada de polícia de Santa Bárbara, Olivia dos Santos Fonseca, representando o delegado seccional de Americana; o comandante da 2ª Cia do 19º BPM-I, capitão PM Ailton Caetano de Oliveira; o vereador Carlos Fontes; a assessora parlamentar Eudice Leite da Silva; magistrados, integrantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Ordem dos Advogados do Brasil, servidores e cidadãos da região.
        

        Projeto CultivAR

        Antes da solenidade, o presidente Nalini plantou dois pés de Pitangueira. A iniciativa faz parte do Projeto CultivAR. O objetivo do TJSP é oferecer sua contribuição para melhorar a qualidade de vida nas áreas urbanas e estimular o reflorestamento. Em todas as solenidades do Judiciário realizadas nas comarcas do Estado, o presidente aproveita a oportunidade para plantar uma árvore no fórum local.

        
        Veja mais fotos no Flickr.

        Comunicação Social TJSP – CA (texto) / AC (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP