Monte Azul Paulista presta homenagem ao juiz Carlos Teixeira Leite

        A comunidade monteazulense realizou, na última segunda-feira (31), cerimônia que homenageou o juiz Carlos Teixeira Leite, primeiro magistrado da cidade, conferindo seu nome ao Salão do Júri do fórum. O evento contou com a participação do presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo,  desembargador José Renato Nalini, do desembargador Carlos Teixeira Leite Filho e sua mãe, Maria Norma Barbosa de Campos Teixeira Leite, viúva do homenageado, filhos e netos.             
        Ao falar em nome da família, Teixeira Leite ressaltou os sentimentos de alegria e gratidão pela homenagem da cidade onde seu pai iniciou a carreira e criou fortes vínculos de amizade e respeito. "Sempre ouvi boas histórias dos tempos maravilhosos que minha família viveu na cidade. Todas as recordações foram positivas."             
        O juiz Carlos Teixeira Leite nasceu em São Carlos, filho de Francisco Teixeira Leite e Lourdes Marcondes Ciarlo Teixeira Leite. Bacharel pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, ingressou na Magistratura em 1956 e atuou em Monte Azul Paulista desde a instalação da comarca, onde permaneceu por quatro anos. Teixeira Leite foi, ainda, juiz substituto na 22ª Seção Judiciária, com sede em Marilia, judicou em Oswaldo Cruz, Avaré e em São Paulo. Aposentou-se em novembro de 1975, como juiz da 7ª Vara da Família e Sucessões da Capital. Faleceu em 2004.             
        O juiz diretor do fórum, Ayman Ramadan, observou que o homenageado tinha tanto apreço pela comarca, que "aqui se fez presente quando da inauguração do Juizado Especial Cível, em 1995, ou seja, mais de 35 anos, após sua promoção. Uma história, portanto, que merece ser contada para as futuras gerações do nosso grandioso Tribunal de Justiça de São Paulo".          
        O presidente Renato Nalini contou que Monte Azul Paulista também foi sua primeira comarca, onde ganhou amigos que mantém até hoje, e falou sobre sua visita. "O motivo é especial. Inaugura-se um patronímico para o Salão do Júri, com homenagem ao primeiro magistrado da comarca, o juiz Carlos Teixeira Leite."             
        O prefeito Paulo Sérgio David elogiou a iniciativa que resgata a história das pessoas que passaram pela cidade.             
        Antes do evento, o desembargador Nalini plantou no jardim do fórum uma muda de ipê roxo, pelo projeto CultivAR.             
        Também participaram da cerimônia os filhos do homenageado Heloisa Teixeira Leite Ackel, Maria do Carmo Teixeira Leite, Angela Maria Teixeira Leite Pacheco Di Francesco e Luciano Teixeira Leite; os netos Carlos Teixeira Leite Neto e Fabio Teixeira Leite Pacheco Di Francesco; o  coordenador da 14ª Circunscrição Judiciária (Barretos), desembargador Fábio de Oliveiras Quadros;  o desembargador Enio Santarelli Zuliani; o procurador de Justiça Ruy Pires Galvão Filho; o prefeito de Bebedouro, Fernando Galvão Moura; o prefeito de Paraíso, Donizete Isepan;  o diretor do fórum de Bebedouro, Hermano Flávio Montanini de Castro; o  juiz de Bebedouro Neyton Fantoni Junior; o juiz de Barretos Carlos Fakiani Macatti; a promotora de Monte Azul Paulista, Maria Julia Câmara Facchin; o presidente da Câmara de Monte Azul, vereador Antonio Arnaldo Gurjon; o delegado de Polícia Seccional de Bebedouro, José Eduardo Vasconcellos; o coordenador operacional do 33º BPM-I, major PM Valdeci Silva Junior, representando o comandante; o comandante da Guarda Municipal, Domingos Santos Rocha; representando o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Monte Azul Paulista, Claudio Roberto Chaim; o padre da Paróquia Senhor Bom Jesus, Sebastião Ricardo Vicente; o titular do Cartório de Registro de Imóveis do município, Florentino Irineu Sachetim; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Washington Luiz Gonçalves Pestana; secretários municipais, advogados, autoridades civis, militares e eclesiástica; servidores e jurisdicionados.    

        Mais fotos no Flickr: Monte Azul Paulista.

        Taquaral – No mesmo dia, o presidente José Renato Nalini  recebeu o título de “Cidadão Taquarelense", projeto de autoria do vereador Celso Antônio Ferreira, em cerimônia realizada na Câmara, com a presença de alunos da Emei Adelina de Souza Lima – Etapa II.             
        Na ocasião, fizeram o uso da palavra o vereador Júlio César Fernandes, em nome da Casa; o vereador Paulo Sérgio Cardoso de Oliveira e o prefeito Laercio Vicente Scaramal. Todos foram unânimes em ressaltar o apoio de Nalini, que encaminhou Projeto de Lei Complementar à Assembleia para desanexar Taquaral da Comarca de Pitangueiras e passar a integrar a Comarca de Bebedouro, que se localiza a 17 quilômetros e possui transporte direto, enquanto Pitangueiras fica a 45 quilômetros. Destacaram que a mudança facilitará a vida dos moradores, um sonho perseguido há 19 anos. 
        Nalini agradeceu a acolhida e afirmou não ter hesitado em encaminhar a transferência para Bebedouro tendo em vista a economia que acarretará para a comunidade e o Município.
        Mais fotos no Flickr: Taquaral.

        Bebedouro – Ainda na mesma data, José Renato Nalini esteve no Instituto Municipal de Ensino Superior de Bebedouro "Victório Cardassi" (Imesb) para receber o título de “Cidadão Bebedourense” e abrir a Semana Jurídica com a palestra "O Futuro da Justiça".
        O vereador José Baptista de Carvalho Neto, proponente da honraria, fez a leitura do decreto que concedeu o título. Também discursou o vereador José Roberto de Rosis Mazzeu (presidente da Câmara). Ainda fizeram uso da palavra a vice-diretora do Imesb, Patrícia Helena de Avila Jacyntho, o prefeito Fernando Galvão Moura, e o juiz Neyton Fantoni Junior.             
        Renato Nalini agradeceu a homenagem e leu uma 'oração' em que rememorou as origens da cidade, utilizada pelo desembargador Nereu César de Moraes, falecido recentemente, em discurso de 1989 na instalação da 2ª Vara de Bebedouro.             
        Durante a palestra "O Futuro da Justiça", Nalini revelou que o TJSP alcançou cerca de 80% de digitalização e, até dezembro deste ano, todos os fóruns estarão aptos para receber somente processos digitais. O presidente aconselhou os alunos para buscar os meios alternativos para a solução dos conflitos. "O mundo muda muito rápido e se o sistema de Justiça não for redesenhado, a Justiça será desprezada."     
        Mais fotos no Flickr: Bebedouro.          

        Comunicação Social TJSP – LV (texto) / AC (fotos)              
        imprensatj@tjsp.jus.br 

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP