Grupo Segurador BB e Mapfre adere ao ‘Empresa Amiga da Justiça’

        O programa Empresa Amiga da Justiça recebeu hoje (14) a primeira adesão de uma seguradora. O Grupo BB e Mapfre assinou compromisso com o Tribunal de Justiça para reduzir em 8% o número de ações que chegam ao Judiciário paulista, nos polos passivo e ativo, no próximo ano. A empresa apresentará, em 90 dias, plano de trabalho para cumprimento da meta, elencando medidas que passem pelo fortalecimento dos canais de atendimento aos consumidores, aprimoramento da ouvidoria e utilização de métodos alternativos de solução de conflitos, como a conciliação e a mediação.

        A assinatura do compromisso aconteceu no gabinete do presidente do TJSP, desembargador José Renato Nalini, que agradeceu a colaboração do grupo no trabalho de redução da judicialização. “A ideia não é apenas diminuir o número de processos na Justiça. Mais importante é a mudança de cultura, para que a população aprenda a dialogar e cuidar de seus próprios interesses, sem a necessidade de um Estado-babá”, disse.

        O diretor-presidente do BB Mapfre, Roberto Barroso, afirmou que a adesão é importante para a empresa ampliar o número de acordos, uma vez que já adotam a conciliação como princípio norteador. “Nosso trabalho é atender às necessidades do segurado. O ‘Empresa Amiga da Justiça’ é um projeto inovador, que tem sido exemplo para outros tribunais, e fazemos questão de participar.”

        Também acompanharam a assinatura do acordo o diretor jurídico do grupo, Orival Grahl; o assessor da Presidência da empresa, Felipe Name Francisco; o diretor-geral de Riscos, Controles Internos e Legal, Luiz Gustavo Braz Lage; e o advogado Luiz Carlos Thadeu Moreyra Thomaz.

 

        Empresa Amiga da Justiça – o objetivo é construir soluções conjuntas para o excesso de litigiosidade. As instituições que aderem à iniciativa assumem o compromisso de diminuir o número de novas ações que chegam ao Judiciário e/ou os estoques. Os parceiros recebem a certificação “Parceira do Programa Empresa Amiga da Justiça” – um selo estilizado que pode ser usado em campanhas publicitárias, informes aos acionistas e publicações das empresas. No fim de cada ano, em cerimônia pública, o TJSP entrega o “Prêmio Empresa Amiga da Justiça” para a companhia com melhor desempenho em cada setor de atividade.

        Já participam do programa a TAM Linhas Aéreas; os bancos Itaú, Bradesco, Santander, Votorantim, Banco do Brasil, HSBC, Banco Volkswagen e BNP Paribas; o MercadoLivre, além do apoio do G100, Abrarec e Secovi.

        Mais informações na página do projeto.

 

        Comunicação Social TJSP – CA (texto) / RL (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP