TJSP concentra 26% dos processos do Brasil, de acordo com relatório ‘Justiça em Números’

Destaques no TJSP: segunda maior produtividade de magistrados de 1º grau; maior número de Cejuscs do País e aumento do número de processos digitais

 

        O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgou, hoje (15), o relatório Justiça em Números 2015 (ano-base 2014). Os dados confirmam destaque do Tribunal de Justiça de São Paulo no cenário nacional, maior Corte do País e do mundo. Dos quase 100 milhões de processos no Brasil (estoque + casos novos), o TJSP concentra 26% dos feitos.

        De acordo com o documento, na Justiça Estadual encontra-se a maior parte dos processos: 81% do movimento Judiciário. O relatório destaca que os resultados apresentados nesse ramo impactam, diretamente, todas as análises globais da Justiça brasileira. E o TJSP detém 17% das unidades judiciárias, 26% dos servidores e 29% dos casos novos de toda a Justiça Estadual brasileira.


        Destaques TJSP
– Entre às informações relacionadas à Corte paulista, um dos destaques é a produtividade dos magistrados do primeiro grau, considerada a segunda maior do País, com 2.233 feitos, atrás apenas do Tribunal do Rio de Janeiro.

        Outro dado corrobora o empenho da Corte para disseminar a cultura da conciliação: é o Estado com maior número de Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), com 35% do total (atualmente são 143 unidades instaladas em São Paulo). “Os Cejuscs constituem alternativa capaz de solucionar conflitos antes mesmo da instauração do processo, além de ser uma política consonante com as orientações do Novo Código de Processo Civil. Evidenciam o poder da conciliação como mecanismo profícuo de autocomposição dos conflitos e de pacificação social”, diz o relatório.

        O projeto 100% Digital, em andamento no TJSP, também colheu frutos. O número de processo novos no formato digital aumentou de 7% para 26% no primeiro grau, e de 15% para 45% no segundo grau (ano-base 2014). Com a conclusão do projeto, em dezembro deste ano, São Paulo passará a receber apenas processos digitais.

        Comparando-se os dados do relatório 2015 com o do ano anterior, o TJSP aumentou em 14% o número de feitos julgados (4.825.462 ações); e em 9% o número de processos baixados (5.320.041 ações). Em contrapartida, o número de casos novos aumentou 1% (5.788.616 feitos). O Índice de Atendimento à Demanda (IAD), que equivale ao total de processos baixados por casos novos, aumentou 6,75%, atingindo a marca de 93% na primeira instância.

        Veja infográfico sobre o TJSP.

 

        Relatório Justiça em Números – Considerada uma das principais publicações anuais sobre o funcionamento do Judiciário brasileiro, inclui indicadores da Justiça no que diz respeito à estrutura, orçamento e litigiosidade. Número de processos novos, baixados e julgados, gastos com recursos humanos, receita, quantidade de magistrados e servidores são apenas alguns dos dados que fazem parte da pesquisa, que contém ainda informações detalhadas por ramo de Justiça, por tribunal e por instância.

        Confira mais informações sobre a íntegra do relatório no site do CNJ.

 

        * Com informações no CNJ

 

        Comunicação Social TJSP – CA (texto) / CNJ (arte)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP