Autoridades Mirins de Barueri são recebidas pela Presidência do TJSP

        Tauany Lima Rocha tomou posse ontem (22) como presidente mirim do TJSP, no Gabinete da Presidência, no Palácio da Justiça. A solenidade contou com a presença de outras 30 crianças eleitas como autoridades no projeto Autoridades Mirins – Edição 2015, da Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri.

        O projeto foi criado em 1997 e dele participam alunos entre 10 e 11 anos, que cursam as 4ªs e 5ªs séries das escolas municipais da localidade. Eles vivenciam o cotidiano e as responsabilidades de ocupantes de cargos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) e das Forças de Segurança (Polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros), bem como jornalistas e empresários. Os trabalhos são iniciados juntamente com o ano letivo, quando a Secretaria de Cultura faz contato com as escolas municipais e com as autoridades a serem substituídas pelas crianças. Em agosto, os candidatos fazem campanha e, após votação, cada eleito faz pesquisa sobre a autoridade que irá substituir e prepara o discurso de posse.

        “Sei que o senhor acredita que a educação é capaz de transformar a criança e o futuro do nosso País. Então, por isso, viaje conosco nessa deliciosa brincadeira de ser gente grande, permitindo assim que os nossos sonhos se tornem realidade e, quem sabe um dia, eu possa estar ao seu lado”, disse Tauany em seu discurso. Seus pais, Rosetelma e Fábio Henriques não escondiam as lágrimas. “É muito bonito e importante para a criança ter este contato com o mundo real dos adultos”, disse o pai, cheio de orgulho da filha. Gilberto Reis Marques de Araujo, coordenador pedagógico da E.M.E.F. Maria Elisa B. Couto Chaluppe, escola onde Tauany estuda, também estava emocionado. “É necessário que as crianças participem deste projeto e sonhem com um futuro bonito para elas.”

        O presidente do TJSP, desembargador José Renato Nalini recebeu a criançada com alegria. Fez algumas perguntas sobre o funcionamento do Tribunal para a presidente mirim e recebeu respostas “afiadas” de Tauany. Nalini falou sobre sua função e foi interpelado por várias crianças presentes. “Qual foi seu maior julgamento?”, “é muito difícil ser juiz?” e “antes de ser juiz, o senhor queria ser juiz?”, foram algumas das perguntas às quais respondeu.

        Para a coordenadora do projeto, Risélia Roso Pinheiro, os alunos entram no mundo dos adultos em uma brincadeira educativa. “É uma troca, um faz de conta onde a criança vira autoridade e a autoridade passa a ser criança.”

        Durante a visita ao TJSP, os alunos visitaram o Salão do Júri, aprenderam sobre a construção do Palácio da Justiça e conheceram o acervo das salas Emeric Levai e Paulo Bomfim.

        Perguntada sobre o que mais gostou na visita, Tauany disse: “Foi muito legal discursar para as pessoas”.

        Mais fotos no Flickr.


        Comunicação Social TJSP – DI (texto) / AC (fotos)        
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP