Ribeirão Preto promove “Cidadania e Justiça também se aprendem na escola”
Projeto é realizado na rede estadual de ensino.
A Escola Estadual Aymar Batista Prado, em Ribeirão Preto, participou de mais uma etapa do projeto “Cidadania e Justiça também se aprendem na escola”, iniciativa do Tribunal de Justiça de São Paulo, com apoio da Diretoria Regional de Ensino. Na última terça-feira (24) foi realizado evento com 100 alunos, entre nove e 11 anos de idade.
Os estudantes receberam com antecedência a “Cartilha da Justiça”, uma história em quadrinhos com temas explorados pelos professores em sala de aula. Entre eles estão o funcionamento dos três poderes – em especial do Judiciário –, noções sobre direitos, deveres e cidadania. No evento, os alunos apresentaram jogral, canto e dança baseados nos assuntos estudados a partir do material distribuído.
Estavam presentes os juízes Caio César Melluso (São Carlos) e Roberta Steindorff Malheiros Melluso (Ribeirão Preto), além de representantes de instituições relacionadas ao sistema de Justiça, como a Defensoria Pública, a Ordem dos Advogados do Brasil, e as policias Civil e Militar. Ao final, cada autoridade falou sobre suas próprias histórias de vida e profissional, respondendo às perguntas das crianças.
A juíza Roberta Steindorff destacou que projetos como este são de extrema importância, pois aproximam o Judiciário das crianças e da comunidade. “Podemos mostrar que, com dedicação aos estudos, os jovens podem alcançar o sucesso em qualquer profissão. A ideia é plantar uma sementinha na geração futura”, disse. Para o juiz Caio Melluso, é fundamental apresentar noções de cidadania, direitos e deveres. “Para viver em sociedade é preciso respeitar o próximo, os professores, os pais e as leis”, ressaltou.
Também prestigiaram o evento a defensora pública Ana Simone Cota Lima o delegado da Polícia Civil José Luís de Meirelles Júnior; os advogados Daniel Rondi e Marília Ostini; o major Fábio Tasso; o capitão PM Maurício Jerônimo; e a dirigente da Diretoria Regional de Ensino de Ribeirão Preto, Simone Locca.
Comunicação Social TJSP – FR/RAJ de Ribeirão Preto (texto) / JG/RAJ de Ribeirão Preto (fotos)