Recursos oriundos de transações penais ajudam a manter ONG em Bauru
Projeto financia bolsas de estudo e esportes.
Idealizado pela oficial de Justiça Luciana Dias Duarte, e mantida pelos servidores e magistrados da Comarca de Bauru, a ONG “Sementes do Bem”, da Associação Cristã de Apoio ao Trabalho e Educação (Acate), é uma entidade ecumênica que foi criada para auxiliar crianças e adolescentes por meio do custeio e financiamento de bolsas de estudo e esportes. Atualmente possui parceria com entidades de ensino, visando ao aprimoramento dos alunos, dando-lhes condição de disputar vagas em universidades públicas, concursos e auxiliando no ingresso no mercado de trabalho.
Os serviços são prestados por servidores e familiares que se envolveram com o projeto. São oferecidas aulas de reforço escolar, karatê, xadrez e língua estrangeira, dentre outras.
A ONG também atua na área de esportes para dar apoio a atletas de alto rendimento – duas bolsistas apoiadas pela entidade foram campeãs de kung fu. Atualmente o projeto possui dois bolsistas de esportes – um integra o time sub-16 do Bauru Basketball, atual campeão nacional –, e a outra é treinada pelo mestre mauro Hideki Fujiyama, técnico da Seleção Brasileira de taekwondo.
O projeto tem recebido, com a regulamentação da Resolução nº 154 do Conselho Nacional de Justiça, os repasses de verba de transações penais do Juizado Especial Criminal (Jecrim), o que tem possibilitado sua manutenção e sucesso.
Comunicação Social TJSP – WL (Texto) / Divulgação (arte)