Corregedor-geral da Justiça paulista participa do 78º Encoge
Evento aconteceu em João Pessoa.
Terminou na sexta-feira (15) o 78º Encontro do Colégio Permanente de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (Encoge), realizado em João Pessoa (PB), que contou com a participação do corregedor-geral da Justiça do Estado de São Paulo, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco. Ao fim do evento, os corregedores elaboraram a Carta de João Pessoa, decidiram que temas relacionados à área da Infância e Juventude serão permanentes nos próximos encontros, bem como aprovaram a indicação da cidade de Natal (RN) para sediar o 79º Encoge, previsto para o mês de setembro.
“A função das Corregedorias Judiciais é muito mais ampla do que a de um órgão sancionador, de aplicador de penalidades. Penso que a atuação da Corregedoria deve ser, principalmente, a de um órgão que propõe soluções e boas práticas que busquem a melhoria e modernização das atividades administrativas e jurisdicionais”, afirmou o vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Humberto Martins, na solenidade de abertura, na quarta-feira (13).
Ao encerrar o encontro, o corregedor-geral de Justiça da Paraíba e presidente eleito do Colégio Permanente de Corregedores-Gerais, desembargador José Aurélio da Cruz, agradeceu a participação dos magistrados. “Todas as presenças contribuíram para abrilhantar este evento. Daremos continuidade ao trabalho profícuo e importante, desenvolvido pelo desembargador André Leite Praça, que tanto nos ensinou em sua temporada à frente do Encoge. Que venham novos encontros e novas ideias”, declarou.
A partir das palestras e debates realizados ao longo do encontro, os corregedores-gerais elaboraram a Carta de João Pessoa, que dispõe sobre medidas que deverão ser recomendadas pelas Corregedorias de Justiça, como programas para fomentar a adoção e o apadrinhamento afetivo, inclusive com projetos de busca ativa de adotantes, ações de planejamento e gestão, alinhadas aos projetos de aperfeiçoamento continuado de magistrados e servidores, entre outros.
Confira o documento na íntegra.
Comunicação Social TJSP – GA (texto) / TJPB (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br