Núcleo de Justiça Restaurativa da 6ª RAJ promove curso de capacitação de gestores
Objetivo é atuação na solução de conflitos criminais.
O Núcleo de Justiça Restaurativa (NJR) da 6ª Região Administrativa Judiciária (RAJ), com sede em Ribeirão Preto, realiza, até o final deste mês, curso de gestão para capacitar profissionais da área do Direito e pessoas atuantes na comunidade. A intenção é levar conhecimento que possibilite a atuação na resolução de conflitos em âmbito criminal. Entre os participantes do curso, que termina neste mês, estão integrantes do Poder Judiciário, Promotoria, Defensoria Pública, empresários e profissionais da rede de atendimento da cidade, incluindo Polícia Militar e Guarda Municipal.
A coordenação do Núcleo de Gestão da Justiça Restaurativa está a cargo da advogada Silvia Maria de Almeida Ribeiro, que supervisiona os atendimentos e atua na capacitação dos gestores que atuarão em apoio ao trabalho desenvolvido pelo NJR, não só dentro do Judiciário, mas também fora do sistema e junto à sociedade.
A juíza Carolina Moreira Gama, do Anexo de Violência Doméstica da Ribeirão Preto, é uma das alunas do curso de capacitação. “Para a violência doméstica, o objetivo é restabelecer as necessidades da mulher e responsabilizar o autor da violência de forma ampla”, ressaltou. “Visamos alterações futuras do comportamento do agressor e isto não é alcançado com a pena, que muitas vezes é pequena ou é em regime aberto. O sistema punitivo ou retributivo não satisfaz a vítima.”
A Justiça Restaurativa é um método alternativo de solução de conflitos que trabalha as consequências da violência para os atores envolvidos – agressor e vítima, bem como seus familiares e a comunidade. O objetivo é chegar a uma autoavaliação de papéis dentro do problema enfrentado, identificando-se os caminhos a serem trilhados no resgate da convivência pacífica e disseminação da cultura de paz.
Comunicação Social – FR (texto) / JG – 6ª RAJ (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br