Após 46 anos de Magistratura, desembargador João Carlos Saletti recebe homenagens antes da aposentadoria

Última sessão de julgamento.

    O desembargador João Carlos Saletti, presidente do 5º Grupo de Câmaras de Direito Privado e da 10ª Câmara de Direito Privado, recebeu, hoje (14), homenagens em sua última sessão de julgamentos antes da aposentadoria. Após 46 anos de Magistratura, o desembargador relembrou sua trajetória, que se mistura com a evolução do Judiciário paulista. “Com certeza a memória desta sessão remete ao presente e passado, porque são fatos e amigos que marcaram minha vida inteira”, declarou.
    O corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Mair Anafe, eleito presidente para o biênio 2022/2023, definiu o colega como uma referência no Órgão Especial - “seus votos foram absolutamente brilhantes” - e fez menção às homenagens já prestadas ao magistrado no OE. “Sempre foi um gentleman, extremamente educado, de fino trato com todos, conhecedor do Regimento Interno do TJSP e com uma preocupação imensa em fazer Justiça e aplicar a lei corretamente. Por isso é tão respeitado e querido”, afirmou. “O Tribunal de Justiça de São Paulo agradece profundamente esses 46 anos de judicatura.”
    Para o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Sidnei Agostinho Beneti, o homenageado é um “homem completo”, que desde o início da carreira sabia da responsabilidade que assumia. “Em São Bernardo do Campo conheci o desembargador, que chegava como juiz substituto, e logo pude perceber quem era esse grande magistrado”, contou, relembrando vários momentos da vida profissional do colega, bem como enfatizando o lado pessoal do amigo.
    Em nome do Ministério Público de São Paulo, o procurador de Justiça José Luis Alicke definiu o desembargador como profissional de primeira grandeza, referência singular do TJSP, muito querido por todos, que termina uma “longa e brilhante jornada na Magistratura bandeirante”. “É chegada a hora de enfrentar novos desafios, dedicar-se a outras áreas que irão lhe proporcionar novas realizações e alegrias”, ressaltou.
    Muitos colegas, aposentados e da ativa, compareceram à sessão virtual para homenagear João Carlos Saletti. “Estou muito feliz de poder compartilhar este momento”, falou o desembargador Carlos Alberto Garbi, relatando momentos na 10ª Câmara de Direito Privado, da qual foi integrante. A desembargadora Marcia Regina Dalla Déa Barone destacou que a aposentadoria é uma conquista. “Poder se aposentar com saúde física e mental não é para todos”, disse ela. O desembargador Cesar Ciampolini Neto relembrou a chegada na 10ª Câmara de Direito Privado e o acolhimento do colega. “Os votos do desembargador João Carlos Saletti sempre foram minuciosos, profundos”, salientou. O desembargador Roque Antonio Mesquita de Oliveira destacou a atuação do magistrado como professor. “Peço que Deus o abençoe e dê saúde para curtir sua família, um dos grandes bens que temos na vida”, desejou. O desembargador José Araldo da Costa Telles agradeceu os “anos de aprendizado e ótimo convívio. No âmbito da 10º Câmara de Direito Privado sempre reinou o respeito e devemos isso também a você”. “Estamos aqui para testemunhar os seus méritos, que são muitos”, disse o juiz Ronnie Herbert Barros Soares. Destacando sabedoria, bom trato e gentileza, o juiz Dimitrios Zarvos Varellis citou o homenageado como “exemplo máximo”. “Seu exemplo sempre me marcará até o final da minha judicatura”, falou o desembargador João Batista Amorim de Vilhena Nunes. A juíza substituta em 2º grau Maria Salete Corrêa Dias lembrou o incentivo que recebeu do magistrado. “Por isso estou aqui rendendo essa simples, mas verdadeira homenagem.” Citando admiração, o juiz substituto em 2º grau José Aparicio Coelho Prado Neto ressaltou que todos descreveram com propriedade as qualidades do homenageado.
    O presidente da 10ª Câmara de Direito Privado no próximo ano, desembargador Elcio Trujillo, rememorou a recepção que recebeu do colega quando ingressou na Câmara. “Foi quando conheci a personalidade desse exemplo de profissional, homem e professor”, contou. “Seja muito feliz com sua família nessa nova fase e conte com seus companheiros de trabalho e amigos de sempre.”
    O desembargador Galdino Toledo Júnior, que presidirá o 5º Grupo de Câmaras de Direito Privado a partir do próximo ano e conduziu a manhã de homenagens, disse que todos os elogios foram aprovados por unanimidade. “Muito obrigado por tudo que me ajudou na vida de desembargador”, finalizou.
   “Sinto-me com aquela emoção do iniciante, embora seja o momento em que estou terminando a carreira”, disse em seu discurso de despedida o desembargador João Carlos Saletti.. “Agradeço a educação que recebi dos meus pais e a presença em minha vida de todos os magistrados com quem tive a honra e a alegria de trabalhar”, frisou. “Agradeço muitíssimo a todos pela presença e pelas palavras que disseram. Levarei tudo no coração e na lembrança.”
    Também prestigiaram a solenidade os desembargadores James Alberto Siano, Alexandre Alves Lazzarini, Luiz Antonio Coelho Mendes, Edson Luiz de Queiróz, César Santos Peixoto, Monica Salles Penna Machado, César Eduardo Temer Zalaf e Demóstenes Miguelino Braga; os juízes substitutos em 2º grau Jair de Souza, João Batista de Mello Paula Lima, Márcio Antonio Boscaro, Wilson Lisboa Ribeiro e Silvia Maria Facchina Esposito Martinez; o procurador de Justiça Márcio José Assis Cezar; servidores; advogados; e amigos do homenageado. Entre os familiares estiveram presentes o irmão José Simões Saletti, a esposa Sonia Mariza Pignata Saletti e os filhos João Carlos Saletti Filho, Paula Saletti e Renata Saletti.

    Trajetória – João Carlos Saletti nasceu em São Paulo, em 1946. Graduou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), turma de 1974. Ingressou na Magistratura em 1975, quando foi nomeado juiz substituto da 2ª Circunscrição Judiciária, com sede em São Bernardo do Campo. Atuou nas comarcas de Taquarituba, Araçatuba e Guarulhos antes de ser promovido, em 1983, para a 1ª Vara Distrital de Santana. Em 1990, foi removido ao cargo de juiz substituto em 2º grau da Comarca de São Paulo. No mesmo ano, chegou ao 2º Tribunal de Alçada Civil, promovido pelo critério de merecimento. No 2º TAC foi eleito vice-presidente para o biênio 1999-2001 e presidente para o biênio 2001-2003. Tomou posse como desembargador em 2003.

    Comunicação Social TJSP – SB (texto) / KS (reprodução e arte)
    
imprensatj@tjsp.jus.br

    Siga o TJSP nas redes sociais: 
    
www.facebook.com/tjspoficial
    
www.twitter.com/tjspoficial
    
www.youtube.com/tjspoficial
    
www.flickr.com/tjsp_oficial
    
www.instagram.com/tjspoficial

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP