TJSP realiza primeira Reunião de Análise da Estratégia

Acompanhamento de metas do Planejamento Estratégico.

 

    Integrantes do Conselho Superior da Magistratura, juízes assessores e secretários do Tribunal de Justiça de São Paulo participaram, ontem (28), da primeira Reunião de Análise da Estratégia (RAE) do Poder Judiciário de São Paulo realizada na atual gestão (biênio 2022/2023). O objetivo é informar os trabalhos desenvolvidos para o cumprimento do Planejamento Estratégico 2021/2026. A juíza assessora da Presidência Paula Micheletto Cometti, responsável pela área, apresentou o progresso das metas, detalhou os percentuais e prazos estabelecidos, bem como as ações que estão em andamento.

    Na última RAE, em novembro do ano passado, o cumprimento do PE 22/26 estava em 20,3%. Agora, o Tribunal já atingiu 33,1%. “Houve um avanço considerável nesse intervalo de apenas quatro meses, o que é bastante positivo”, afirmou a magistrada, que também apresentou os percentuais de execução das 44 metas do planejamento estratégico:

    - 6 metas – 100%

    - 4 metas – acima de 65%

    - 21 metas – abaixo de 65%

    - 13 metas – sem cumprimento no momento

    Paula Micheletto Cometti explicou que a maioria das metas tem prazos mais extensos para conclusão, podendo chegar até o final de 2026. Por exemplo: o prazo para a implementação de serviços de facilities em 50% dos prédios do TJSP (meta 8.2), que atualmente não apresenta nenhum percentual, tem prazo de conclusão até 2025. “Neste item, as primeiras licitações estão previstas para este ano e o percentual de cumprimento sofrerá alteração a partir de 2023”, explicou a juíza.

    Entre os destaques, a magistrada citou a consolidação do teletrabalho e a implementação de infraestrutura para realização e gravação de teleaudiências (ambas 100% cumpridas). Também falou sobre a tramitação virtual dos processos administrativos (68,3%) e a otimização do uso dos espaços físicos, com redução de despesas com locação. “Com a digitalização de processos físicos e a implementação do teletrabalho pudemos avançar no cumprimento dessa meta”, disse.

    O presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe, parabenizou a juíza Paula Micheletto Cometti e a Diretoria de Planejamento Estratégico do TJSP pelo trabalho realizado para a Análise da Estratégia, bem como pela dedicação ao Tribunal de Justiça. Ressaltou a importância de várias ações do PE 22/26, entre elas o combate à evasão das custas, despesas processuais e emolumentos. “Aconteciam pagamentos com a mesma guia, juntada em vários processos, e hoje temos o controle por Inteligência Artificial para verificação desses adimplementos, aliado ao procedimento da queima de guia.” Ele informou que o controle das guias também foi recentemente implementando no sistema de segundo grau de jurisdição.

    “As metas estão realmente bem postas e estamos trabalhando com as pequenas dificuldades. É muito importante a questão da ocupação dos prédios, porque envolve a utilização racional dos espaços e diminuição de custos, além da meta relacionada às custas, para se garantir a autonomia do Tribunal”, concluiu o presidente.

    Também acompanharam a RAE, que aconteceu pela plataforma Teams, o vice-presidente do TJSP, desembargador Guilherme Gonçalves Strenger; o presidente da Seção de Direito Público, desembargador Wanderley José Federighi; o diretor da Escola Paulista da Magistratura, desembargador José Maria Câmara Júnior; o coordenador da Comissão para Assuntos de Informática do TJSP, desembargador Rubens Rihl Pires Corrêa; juízes assessores da Presidência, Vice-Presidência, Corregedoria Geral da Justiça; Presidências de Seção e do Decanato e servidores.

 

    Comunicação Social TJSP – CA (texto) / PS (fotos)

    imprensatj@tjsp.jus.br

 

    Siga o TJSP nas redes sociais:
    www.facebook.com/tjspoficial
    www.twitter.com/tjspoficial
    www.youtube.com/tjspoficial
    www.flickr.com/tjsp_oficial
    www.instagram.com/tjspoficial
    www.linkedin.com/company/tjesp

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP