7ª RAJ – Santos recebe a visita telepresencial “Memória TJSP”

Evento cultural percorre as regiões administrativas do TJSP.

 

    A 7ª Região Administrativa Judiciária (7ª RAJ), com sede em Santos, foi o tema da visita telepresencial “Memória TJSP” desta sexta-feira (29). O tour virtual agrega conteúdos do Museu, Palácio da Justiça, Arquivo e Biblioteca e percorre virtualmente as 10 RAJs do estado, compartilhando cultura e história com magistrados, servidores e público em geral. A visita já contemplou a 10ª RAJ – Sorocaba, a 9ª RAJ – São José dos Campos e a 8ª RAJ - São José do Rio Preto.
    A abertura do evento foi promovida pelo juiz Carlos Alexandre Böttcher, integrante do Comitê do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname), do Conselho Nacional de Justiça, e membro da Comissão de Gestão da Memória do TJSP, presidida pelo desembargador Octavio Augusto Machado de Barros Filho. Ao fazer uso da palavra o magistrado agradeceu a presença de todos.
    Na sequência, o desembargador Renato Delbianco, vice-presidente da Comissão de Gestão da Memória, conduziu os trabalhos. “Visamos o intercâmbio do conhecimento e difusão da memória e do patrimônio cultural do Tribunal de Justiça de São Paulo, incentivando o fortalecimento do sentimento de pertencimento de juízes e servidores da instituição. Também temos por objetivo conceder acesso do cidadão aos bens culturais do TJ e suas comarcas”, afirmou. “O povo que ignora sua história desconhece a si mesmo”, completou.
    Após o tour virtual, o juiz diretor da 7ª RAJ, Paulo Sérgio Mangerona, exibiu dados e abordou fatos históricos que marcaram a região. “Santos é uma comarca com muitos diferenciais, expressiva e bem aparelhada”, falou, sendo seguido por um vídeo ilustrativo sobre a história da cidade, produzido pela ex-diretora da Administração do fórum local, professora Denise Gonçalves Pampolini.
    Natural de Santos, a presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), juíza Vanessa Ribeiro Mateus, disse ter “orgulho imenso da cidade”. “Parabenizo o Tribunal pelo registro da história. Sem passado não somos capazes de planejar o futuro. Para mim, é uma honra fazer parte desta homenagem”.
    “Parabéns pelo brilhante trabalho que a Comissão de Gestão da Memória do TJSP tem feito”, declarou o juiz da Vara da Infância e da Juventude e do Idoso de Santos, Evandro Renato Pereira. “Mesmo quem não é natural de Santos se sente muito orgulhoso da história da cidade, terra da caridade e da liberdade, com povo agregador na educação, saúde, assistência social e muito trabalho de abolicionistas no passado”, frisou.
    Também participaram da visita os juízes de Santos Frederico dos Santos Messias (4ª Vara Cível), José Alonso Beltrame Júnior (10ª Vara Cível), Leonardo de Mello Gonçalves (8º juiz auxiliar), Simone Curado Ferreira Oliveira (7ª Vara Cível) e Thatyana Antonelli Marcelino Brabo (1ª Vara da Família e Sucessões); servidores do TJSP; e público em geral.

    Próximas visitas "Memória TJSP"
    Veja o cronograma de visitas, que ocorrerão sempre na última sexta-feira do mês, às 11 horas (exceto Araçatuba, que ocorrerá na penúltima sexta-feira do mês). As inscrições poderão ser feitas pelo agendamento virtual.

    27/05/22 - 6ª RAJ - Ribeirão Preto

    24/06/22 - 5ª RAJ - Presidente Prudente

    26/08/22 - 4ª RAJ - Campinas

    30/09/22 - 3ª RAJ - Bauru

    21/10/22 - 2ª RAJ - Araçatuba

    25/11/22 - 1ª RAJ - Grande São Paulo

 

    Comunicação Social TJSP – SB (texto) / KS (reprodução e arte)
    imprensatj@tjsp.jus.br

    Siga o TJSP nas redes sociais:
    www.facebook.com/tjspoficial
    www.twitter.com/tjspoficial
    www.youtube.com/tjspoficial
    www.flickr.com/tjsp_oficial
    www.instagram.com/tjspoficial
    www.linkedin.com/company/tjesp

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP