Presidente Ricardo Anafe fala sobre diretrizes da gestão e ouve questões ligadas à jurisdição da 1ª RAJ

Juízes diretores foram recebidos no TJSP.

    O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ricardo Mair Anafe, recebeu, na sexta-feira (6), no Palácio da Justiça, os juízes diretores dos fóruns da 1ª Região Administrativa da Grande São Paulo. Em razão do número de comarcas que a 1ª RAJ abarca, as reuniões foram divididas em dois grupos: na semana anterior, os juízes diretores da Capital; e agora, com os magistrados que dirigem os fóruns das comarcas da Grande São Paulo. Na próxima semana o encontro será com os juízes diretores da 4ª RAJ – Campinas. Também acompanharam a reunião os juízes assessores do Gabinete Civil Executivo da Presidência, Fausto José Martins Seabra e Ricardo Dal Pizzol.

    Depois de dois anos afastados em razão da crise sanitária e de seus efeitos deletérios, o Poder Judiciário está retornando às reuniões presenciais. Ao dar as boas-vindas aos juízes diretores dos fóruns das comarcas da Grande São Paulo, o presidente Ricardo Anafe falou sobre a vanguarda do Judiciário estadual ao implantar o sistema híbrido de trabalho. “Fui o único a defender o sistema híbrido no encontro de corregedores-gerais e a Resolução nº 850/21 está muito bem-feita”, disse o presidente, que no biênio anterior era o corregedor-geral da Justiça paulista. Ele, no entanto, destacou a importância da atividade presencial na gestão de cartórios e no trâmite dos processos físicos. Também destacou os avanços advindos com as tarefas feitas de forma remota, citando o fim das audiências presenciais de réus presos. Entre as questões levantadas pelo presidente figurou a necessidade de eficiente fiscalização do recolhimento das custas processuais e o aumento de arrecadação com a queima das guias; as melhorias que virão com a troca dos computadores em todo o Estado; as vantagens do horário único de funcionamento no primeiro grau; e a importância do juiz de primeira instância. “Prestar jurisdição é a nossa principal função e o juiz de primeira instância é a pessoa mais importante do Judiciário.”

    A palavra foi franqueada aos magistrados para que externassem reclamações, perguntas e sugestões para a melhoria do serviço desenvolvido nas unidades judiciárias. “Esse contato é importante para que nos tragam os problemas de cada comarca e para que possamos buscar soluções”, disse o presidente. Primeira a falar, a diretora da 1ª RAJ, Gabriela Fragoso Calasso Costa, agradeceu à Presidência e destacou o ineditismo do encontro. “É a primeira vez que somos convidados pelo presidente para uma conversa direta." Entre as questões e/ou dúvidas apontadas constaram a alteração pretendida para o Colégio Recursal, a digitalização, as possibilidades de varas especializadas, nomeações de assistentes, atuação dos setores técnicos, otimização de espaços físicos, entre outras.

    Participaram da reunião os seguintes magistrados: Gabriela Fragoso Calasso Costa (diretora da 1ª RAJ), Alexandre Chiochetti Ferrari (Rio Grande da Serra), Alexandre Muñoz (Itaquaquecetuba), Bruno Paes Straforini (Barueri), Camile de Lima e Silva Bonilha (Carapicuíba), Cristiano Cesar Ceolin (Mairiporã), Dagoberto Jeronimo do Nascimento (São Caetano do Sul), Danniel Adriano Araldi Martins (Ribeirão Pires), Djalma Moreira Gomes Junior (Itapecerica da Serra), Eduardo Messias Altemani (Poá), Gustavo Dall’Olio (São Bernardo do Campo), Juliana Moraes Corregiari Bei (Jandira), Marcelo Franzin Paulo (Santo André), Naira Blanco Machado (Arujá), Natália Assis Mascarenhas (Santana de Parnaíba), Ricardo Felício Scaff (Guarulhos), Ricardo Tseng Kuei Hsu (Suzano), Rodrigo Soares (Mauá), Rogério Márcio Teixeira (Ferraz de Vasconcelos), Ruslaine Romano (Taboão da Serra), Samuel Karasin (Osasco), Thiago Massao Cortizo Teraoka (Mogi das Cruzes), Udo Wolff Dick Appolo do Amaral (Itapevi) e Willi Lucarelli (Embu-Guaçu).

 

    Comunicação Social TJSP – RS (texto) / KS (fotos)

    imprensatj@tjsp.jus.br

 

    Siga o TJSP nas redes sociais:
    
www.facebook.com/tjspoficial    
    www.twitter.com/tjspoficial    
    www.youtube.com/tjspoficial
    www.flickr.com/tjsp_oficial
    www.instagram.com/tjspoficial
    www.linkedin.com/company/tjesp

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP