‘Comitê de Integração Sorocaba’ discute ideias para o Judiciário da cidade
A primeira reunião do “Comitê de Integração Sorocaba”, na sexta-feira (24), no prédio do Departamento de Administração da 10ª Região Administrativa Judiciária (Daraj 10), reuniu representantes das Justiças Federal, estadual e Trabalhista, e o Executivo e Legislativo federais, estaduais e municipais para debate das necessidades do Poder Judiciário local, bem como apoio às ações já em andamento.
No evento, organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Sorocaba, o juiz diretor da 10ª Região Administrativa Judiciária – Sorocaba (10ª RAJ) e também do fórum, Hugo Leandro Maranzano, abriu o encontro apresentando resultado de estudos que mostram a necessidade de o Judiciário receber mais recursos. “Essa integração deve ser realizada, para que esse quadro seja amenizado e que a nossa Justiça possa ser melhor estruturada em Sorocaba”, afirmou.
A Comarca de Sorocaba possui 381.015 processos em andamento somente na Justiça estadual (dados de abril/16), que recebe a maior parte da demanda. Já na Justiça Federal existem cerca de 40 mil ações e na Trabalhista outros 11 mil. O Comitê de Integração Sorocaba deverá agora organizar audiência pública para que a sociedade civil possa tomar parte das discussões.
Também participaram da reunião o desembargador Roque Mesquita, representando o presidente do TJSP, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti; o prefeito de Sorocaba, Antonio Carlos Pannunzio; o presidente da Câmara, José Francisco Martinez; os deputados federais Herculano Passos, Jefferson Campos e Vitor Lippi; a juíza diretora da 10ª Subseção Judiciária Federal de Sorocaba, Sylvia Marlene de Castro Figueiredo; o representante da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho, juiz Ronaldo Siandela; o juiz diretor do fórum Trabalhista de Sorocaba, Firmino Alves Lima; os juízes do TJSP Carlos Alberto Maluf, Emerson Tadeu Pires de Camargo, Erna Thecla Maria Hakvoort, Jayme Walmer de Freitas e Marcos José Corrêa; os deputados estaduais Carlos Cesar, Maria Lucia Amary e Raul Marcelo; e o presidente Subseção da OAB em Sorocaba, Márcio Rogério Dias.
Comunicação Social TJSP – GA (texto) / Daraj 10 (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br