Exposição no Judiciário de Piraju resgata história forense
Judiciário pirajuense: exposição de quadros, fotografias e artesanatos de autoria dos servidores
O Judiciário de Piraju abre suas portas entre os dias 3 e 5 de agosto para a 1ª Semana Cultural da Comarca. O evento cria um espaço para a divulgação dos trabalhos dos servidores e resgata um pouco da história forense, que não é pequena: 119 anos de existência, comemorados no próximo dia 25.
A Semana Cultural abre os corredores forenses à população, dirigindo-se especialmente aos jovens do ensino médio da cidade que pouco sabem sobre a história e o funcionamento do Poder Judiciário local.
Com ações integradas da comunidade, na 1ª Semana Cultural, há previsão de visitas monitoradas ao salão do júri e em outras dependências do fórum parar alunos do ensino fundamental II, ensino médio e pela população em geral, além de exposição de quadros, fotografias e artesanatos de autoria dos próprios funcionários. Também acontecem apresentação musical com jovens estudantes e o resgate da memória fotográfica da cidade, com a cooperação do acervo municipal.
Para o chefe da Seção Judiciária, Marco Mello, o evento foi criado para mobilizar a juventude pirajuense, especialmente os jovens querem ingressar nas carreiras do Direito. “A Justiça é concretizada por pessoas que têm sensibilidade e talentos que muitas vezes passam despercebidos diante da exaustiva rotina. Diante desse quadro, criou-se um espaço para divulgar os nossos trabalhos que descobrirá talentos e resgatará a história forense da Comarca. São anos intermináveis de processos que sobem, descem, circulam e acumulam nos arquivos em plena era digital. Isso nos remete ao resgate e ao desenvolvimento de ações em prol da comunidade para revitalizar essa tão nobre função de distribuir a Justiça e de fazer cumprir a lei", disse.
As exposições acontecem na entrada e corredores do prédio, no horário de expediente (das 9h às 19h) e as visitas monitoradas, mediante prévia inscrição através do telefone (14) 3351-2896.
Programação
3/8 – quarta-feira
10 horas - Abertura oficial do evento no Salão do Júri
10h15 - Entrega da Galeria de Fotografia dos Funcionários da Comarca - Exposição Fotográfica: Resgate da História da Comarca - Exposição de quadros, artesanatos e fotografias
10h30 - Monólogo sobre o tema Justiça e equilíbrio
15h45 - Apresentação musical por jovens estudantes
4/8 – quinta-feira
10 horas - Visitas monitoradas nas dependências do Fórum e Salão do Júri, com explanação sobre a importância do Poder Judiciário
15h30 - Apresentações Musicais – Servidores
5/8 – sexta-feira
16 horas - Apresentação da Banda Infanto-Juvenil da Estância Turística
Assessoria de Imprensa TJSP – AG (texto) / foto (arquivo)
imprensatj@tjsp.jus.br