TJSP participa do 14º Encontro do Consepre
Evento realizado em Goiás.
O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, prestigiou o 14º Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), realizado na cidade de Rio Quente, em Goiás, entre quinta (16) e sexta-feira (17). O primeiro encontro do ano reuniu muitos representantes da Magistratura nacional, entre eles o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Herman Benjamin, para debates de assuntos inerentes aos órgãos diretivos dos tribunais e ao aprimoramento da Justiça.
Anfitrião do evento, o desembargador Carlos França, do TJ de Goiás abriu o evento destacando o importante papel desempenhado pelo Consepre nos últimos anos. “O Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça tem sido fundamental para que possamos dialogar sobre as necessidades reais do Judiciário estadual e buscar soluções integradas para os desafios que enfrentamos diariamente”, afirmou o magistrado, que presidiou o órgão no último biênio e passa a ser sucedido pelo desembargador Francisco Oliveira Neto, do TJ de Santa Catarina.
O ministro Herman Benjamin destacou a sinergia entre os tribunais estaduais e o STJ. “Acredito que seja fundamental termos uma cooperação permanente. Nós queremos que o STJ seja visto como a casa das primeira e segunda instâncias. E é por isso que estamos investindo em visitas institucionais e integrando a Magistratura brasileira de forma mais coesa”, afirmou o presidente do Superior Tribunal de Justiça. Além de presidentes de tribunais, também prestigiaram a abertura o governador de Goiás, Ronaldo Caiado; a ouvidora nacional da Mulher, conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Renata Gil; o conselheiro do CNJ Marcello Terto e Silva; o juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, Lizandro Gracia Gomes Filho, representando o corregedor; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB GO), Rafael Lara; o presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), juiz Thiago Elias Massad; os juízes assessores da Presidência do TJSP Rodrigo Nogueira (Gabinete Civil) e Henrique Dada Paiva (Tecnologia da Informação, Planejamento e Gestão); entre outros representantes da Magistratura nacional e do sistema de Justiça.
Posse
O segundo dia foi marcado pela posse da nova comissão administrativa do Consepre. Além do presidente Francisco Oliveira Neto, também assumiram cargos os desembargadores Raduan Miguel Filho, do TJ de Rondônia (vice-presidente); Alberto Delgado Neto, do TJ do Rio Grande do Sul (vice-presidente de Relacionamentos Institucionais); Cynthia Maria Pina Resende, do TJ da Bahia (vice-presidente de Cultura); e Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior, do TJ de Minas Gerais (vice-presidente de Tecnologia).
Em seu discurso de posse, o desembargador Francisco Oliveira Neto exaltou a gestão de seu antecessor, desembargador Carlos França, e falou da expectativa para os próximos anos. “O Consepre é um colegiado que amplifica o diálogo e fortalece a cooperação entre os tribunais. Saúdo a nova gestão e agradeço a confiança de todos. Nosso trabalho será focado em fortalecer o diálogo, a eficiência e a entrega de uma Justiça cada vez mais próxima da sociedade”, disse.
O Consepre contou, ainda, com reuniões entre os presidentes e demais integrantes do Poder Judiciário, além de espaço para divulgação de outros eventos ligados à Justiça, incluindo temas como combate à violência doméstica e tecnologia. Também foi anunciada a cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, como sede da 15ª edição do encontro.
*Com informações do TJGO
Comunicação Social TJSP – RD (texto) / Divulgação (fotos)
Siga o TJSP nas redes sociais: