Aposentadoria do desembargador Marrey Uint é marcada por homenagens dos colegas
Magistrado oriundo do Quinto Constitucional – Classe Advogado.
Após quase 20 anos de dedicação à Magistratura, o desembargador Luiz Edmundo Marrey Uint foi homenageado, nesta semana, em suas últimas sessões antes da aposentadoria. Hoje (20), o magistrado recebeu os cumprimentos dos integrantes do Primeiro Grupo de Câmaras de Direito Público, que abrange as 1ª, 2ª e 3ª Câmaras, em sessão virtual. Na terça-feira (18), Marrey Uint se despediu dos colegas da 3ª Câmara de Direito Público, no Palácio da Justiça, em ato conduzido pelo presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, na presença de integrantes do Conselho Superior da Magistratura (CSM) e muitos amigos.
O presidente do Judiciário paulista iniciou a primeira despedida enaltecendo a carreira e os bons relacionamentos cultivados pelo homenageado. “Por 20 anos, prestou a jurisdição da melhor maneira que poderia prestar, com muita eficiência, presteza e qualidade. É o que se espera de um bom juiz. Ao mesmo tempo em que deixou amigos na Advocacia, ele fez inúmeros outros na Magistratura. Fez um bem ao brasileiro de São Paulo”, declarou Fernando Torres Garcia.
O vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador José Antonio Encinas Manfré, que integrou a 3ª Câmara de Direito Público, expressou sua admiração pelo colega. “Agradecimento pelo convívio, sempre fraterno, como se não bastasse sua cultura jurídica e sensibilidade. Sentido pela sua partida, mas feliz que cumpriu com galhardia mais essa atribuição.”
O presidente da Seção de Direito Privado em exercício, desembargador Ademir de Carvalho Benedito, agradeceu pelas contribuições do colega à Corte Bandeirante. “Honrou a toga e sai engrandecido. Todos nós aprendemos muito com Vossa Excelência”, afirmou.
Em nome dos integrantes da 3ª Câmara de Direito Público, o presidente do colegiado, desembargador Kleber Leyser de Aquino, relembrou da época em que conheceu o magistrado e evidenciou as colaborações deixadas durante as sessões. “Aprendemos sobre a alta técnica jurídica, aprendemos com o ser humano que quer fazer o bem. Continuará tendo o sucesso que sempre teve, o prestígio de uma pessoa absolutamente brilhante”, salientou. Também participaram os demais magistrados integrantes da câmara, José Luiz Gavião de Almeida, Armando Camargo Pereira, Paola Christina Calabró Lorena de Oliveira e Paulo Cícero Augusto Pereira.
A desembargadora Ligia Cristina de Araújo Bisogni, empossada no mesmo dia que o amigo, ressaltou a marca deixada por ele. “Como diz a música, o trem da chegada é o mesmo da partida, e a gente sabe que nessa estação da vida você deixou laços de amizade e lealdade em cada um de nós."
Em nome do Ministério Público, o procurador de Justiça Sérgio Turra Sobrane agradeceu os trabalhos prestados. “Um juiz que pauta suas decisões no bom senso e na Justiça. São 51 anos de dedicação à causa da Justiça. Missão cumprida, meu caro amigo.” Em nome dos servidores do gabinete, o assistente judiciário Addas Nascimento Oliveira enalteceu a humanidade do magistrado. “Momentos são passagens determinadas no tempo e os mais importantes são aqueles vivenciados ao lado de pessoas especiais”, sintetizou.
Com a palavra, o desembargador Luiz Edmundo Marrey Uint agradeceu aos colegas que contribuíram para o aprimoramento de seu trabalho e enriquecimento de sua experiência de vida. “Considero que somos uma família e que, como toda família, tem suas desavenças eventuais. Contudo, discordar nesta Câmara é um exercício intelectual e de aprendizado. A qualidade das decisões de meus pares é inquestionável e o respeito e cortesia que dispensam a todos é marca reconhecida pela Advocacia”, declarou o magistrado, enumerando os 50.448 votos proferidos em longo dos últimos 20 anos.
Também participaram integrantes do Conselho Superior da Magistratura (CSM), desembargadores Artur Cesar Beretta da Silveira (vice-presidente) e Adalberto José Queiroz Telles de Camargo Aranha Filho (presidente da Seção de Direito Criminal); o procurador de Justiça Motauri Ciocchetti de Souza; os familiares do homenageado: Carmen Regina Weyer Uint (esposa), Carlos Henrique Weyer Marrey Uint e Marília Weyer Marrey Uint (filhos) e Lucianne Pedroso (nora); muitos desembargadores, juízes, integrantes do sistema de Justiça, servidores, amigos e convidados.
Despedida do Primeiro Grupo de Câmaras de Direito Público
Hoje (20), foi a vez dos demais integrantes do Primeiro Grupo de Câmaras se despedirem. Na abertura, o presidente do colegiado, desembargador Claudio Augusto Pedrassi, ressaltou o engrandecimento proporcionado ao Direito Público. “Infelizmente está deixando a Magistratura. Agradeço, em nome do Tribunal, todo o serviço prestado com muita competência. Desejo muitas felicidades e sucesso na nova fase”, disse.
Na sequência, integrantes das 1ª e 2ª Câmaras fizeram coro à manifestação para destacar a presteza da judicatura do desembargador. O presidente da 1ª Câmara de Direito Público, desembargador Paulo Magalhães da Costa Coelho, ressaltou que Marrey Uint se “tornou um juiz de excelência e, com uma personalidade afável, tornou o convívio muito fácil”.
Os desembargadores Luís Francisco Aguilar Cortez, Renato Delbianco, Luciana Almeida Prado Bresciani e Vicente de Abreu Amadei fizeram uso da palavra para desejar sucesso na aposentadoria, destacando que o homenageado “cumpriu sua missão” e que a homenagem é uma despedida apenas na atividade judicante. Também desejaram que o colega “aproveite muito essa nova etapa com novos desafios e o merecido descanso “.
Novamente com a palavra, Marrey Uint falou do aprendizado e das boas divergências nos julgamentos. “Foi um prazer e uma alegria muito grandes trabalhar com todos os colegas. Espero continuar contando com a mesma amizade e carinho. Foi uma experiência notável, vocês são um paradigma para mim”, concluiu.
Também participaram os desembargadores José Antonio Encinas Manfré, Kleber Leyser de Aquino, José Luiz Gavião de Almeida, Armando Camargo Pereira, Rubens Rihl Pires Corrêa, José Antonio Encinas Manfré e Carlos Vieira Von Adamek; integrantes do sistema de Justiça e servidores.
Trajetória - Luiz Edmundo Marrey Uint nasceu em São Paulo (SP), em 1950. Graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), turma de 1974. Foi assistente jurídico do Departamento Nacional de Telecomunicações do Ministério das Comunicações entre 1974 e 1976. Atuou na Advocacia entre 1976 e 2005, ano em que assumiu o cargo de desembargador pelo critério do Quinto Constitucional – Classe Advogado.
Comunicação Social TJSP – BC (texto) / KS e LC (fotos e reprodução)
Siga o TJSP nas redes sociais: