Judiciário paulista realiza sessões de auriculoacupuntura para servidoras

Parceria com instituição de terapias tradicionais chinesas.
 
A Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) e a Diretoria de Apoio aos Servidores (Daps) do Tribunal de Justiça de São Paulo realizaram, ontem (20), uma série de atendimentos de auriculoacupuntura no Fórum João Mendes Junior. O evento fez parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher e foi realizado em parceria com a Escola de Terapias Orientais de São Paulo (ETOSP). Foram 151 atendimentos. As juízas assessoras da Presidência Karina Ferraro Amarante Innocencio e Paula Fernanda de Souza Vasconcelos Navarro prestigiaram o evento ao lado dos magistrados Renato de Andrade Siqueira, Isabela Canesin Dourado Figueiredo Costa e Isabella de Souza Ciasca Norcia.
“Esse tipo de ação reflete uma característica que vem se acentuando ao longo dos anos no Tribunal, e que é muito cara ao presidente Fernando Antonio Torres Garcia, que é a valorização dos servidores. Não só em termos de reconhecimento do trabalho que desempenham, e de oferecer as melhores condições, mas, principalmente em questões de saúde como um todo”, disse a juíza Karina Ferraro Amarante Innocencio.
Os atendimentos, individuais, foram feitos por 12 profissionais da ETOSP, instituição que conta com todos os seus professores certificados pela World Federation of Acupunture-Moxibustion Societies (WFAS), órgão consultivo da Organização Mundial de Saúde (OMS).  O primeiro passo foi uma triagem, em que as servidoras relataram sintomas e queixas. Em seguida, pequenas sementes de mostarda foram fixadas em pontos estratégicos da orelha, criando pressão na área a ser trabalhada. 
“A acupuntura auricular é uma técnica que estimula o sistema neural a partir da pressão de pontos específicos. A orelha possui um ramo de nervos que se conecta à parte cerebral do sistema nervoso, permitindo que a partir dali sejam trabalhados os neurônios em uma região de dor, seja muscular, de um órgão ou víscera, por meio da fixação de pontos de pressão”, explica a professora Tânia Hokazono, responsável da ETOSP pela supervisão dos trabalhos.
A servidora Thais Regina Ferrer, uma das atendidas, diz ter adorado o evento. “Não conhecia essa técnica, mas fazendo você sente o calor nos pontos de pressão. O resultado só vou saber depois, mas já estou sentindo até um alívio nas costas.” Yolanda Cristina Siqueira, também servidora, apreciou o momento de pausa para o cuidado com a saúde. “É uma iniciativa muito boa. Sou favorável a tratamentos naturais e ter a oportunidade de fazer uma pausa para se cuidar também é muito positivo”, disse. 
 
Comunicação Social TJSP – BB (texto) / KS (fotos)
 
Siga o TJSP nas redes sociais:

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP