TJSP sedia abertura do 87º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais

Solenidade realizada ontem (20), no Palácio da Justiça.
 
O Tribunal de Justiça de São Paulo sediou, ontem (20), a solenidade de abertura do 87º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel). Realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), em parceria com diversas instituições, o encontro tem como objetivo estreitar laços entre os dirigentes da Justiça Eleitoral de todo o país. Conduziram a cerimônia inaugural o presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, e o presidente do TRE-SP e do Coptrel, desembargador Silmar Fernandes.
Também foram realizadas, ontem, reuniões de diretores-gerais e assessores de comunicação dos Tribunais Regionais Eleitorais. A programação segue hoje (21), no Hotel Radisson Paulista, com palestras, apresentações de projetos e propostas, deliberações do Coptrel e elaboração da Carta de São Paulo. Confira a agenda completa do encontro.
 
Abertura
O presidente Fernando Torres Garcia deu as boas-vindas aos representantes dos 27 TREs do Brasil, que lotaram o Salão Nobre Ministro Costa Manso para a cerimônia. “É com muita alegria que o Tribunal de Justiça de São Paulo recebe o Coptrel nesta obra-prima de Ramos de Azevedo. A Justiça Eleitoral é uma das mais importantes, porque é garantidora da democracia. Os presidentes trarão novas perspectivas para fortalecê-la em nosso país”, disse o desembargador.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, também destacou o importante papel dos tribunais eleitorais, sobretudo na condução de eleições seguras e transparentes. “Talvez as pessoas não tenham a dimensão do que é preparar uma eleição. O Brasil se tornou uma grande referência. Temos que fazer um agradecimento à Justiça Eleitoral por todo esse trabalho e empenho, como garantidora da democracia”, declarou o chefe do Executivo paulista.
O desembargador Silmar Fernandes celebrou o simbolismo da realização do Coptrel em São Paulo em 2025, ano em que a Justiça Federal completa oito décadas de sua reinstalação e que o Colégio comemora 30 anos de fundação. “Temos a missão de aprofundar a colaboração entre os tribunais eleitorais do Brasil, fortalecer a confiança mútua e aprimorar nosso trabalho conjunto, para assegurar que o sistema eleitoral brasileiro continue a ser um dos mais respeitados e eficientes do mundo", destacou o presidente do TRE-SP e do Coptrel.
Completaram a mesa de honra o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Floriano de Azevedo Marques Neto; o vice-presidente do TJSP, desembargador Artur Cesar Beretta da Silveira; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Francisco Eduardo Loureiro; o vice-presidente do TRE-SP e corregedor regional eleitoral, desembargador José Antonio Encinas Manfré; e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes.
Também prestigiaram a solenidade o presidente da Seção de Direito Público do TJSP, desembargador Ricardo Cintra Torres de Carvalho; o presidente da Seção de Direito Privado, em exercício, desembargador Ademir de Carvalho Benedito; o presidente da Seção de Direito Criminal, desembargador Adalberto José Queiroz Telles de Camargo Aranha Filho; o presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), desembargador federal Carlos Muta;  o presidente do TRE-SP no biênio 2018/2019, desembargador Carlos Eduardo Cauduro Padin; integrantes efetivos e substitutos do TRE-SP: Roberto Maia Filho e Claudia Lúcia Fonseca Fanucchi (classe Desembargador); Maria Cláudia Bedotti, Regis de Castilho Barbosa Filho e Maria Domitila Prado Manssur (classe Juiz de Direito); Luís Paulo Cotrim Guimarães (classe Juiz do TRF); e Rogério Luis Adolfo Cury, Claudio José Langroiva Pereira, Danyelle da Silva Galvão e Diogo Rais Rodrigues Moreira (classe Jurista); o procurador regional eleitoral de São Paulo, Paulo Taubemblatt; os secretários estaduais Fábio Prieto (Justiça e Cidadania) e Gilberto Kassab (Governo e Relações Institucionais); o presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), juiz Thiago Elias Massad; a coordenadora da Justiça Estadual da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), juíza Vanessa Ribeiro Mateus; o comandante-geral da Polícia Militar de São Paulo, coronel PM Cássio Araújo de Freitas; os juízes assessores do TRE-SP Fernanda Colombini (Presidência) e Renato de Andrade Siqueira (Corregedoria); o presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP), Domingos Dissei; o vereador Major Palumbo, representando o presidente da Câmara Municipal; o presidente da Comissão de Assuntos Eleitorais da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção São Paulo (OAB SP), Ricardo Vita Porto, representando o presidente; o conselheiro do Conselho Superior de Assuntos Jurídicos da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Rui Celso Reali Fragoso;  o presidente da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Judiciário (Funpresp-Jud), Amarildo Vieira de Oliveira; o diretor-geral do TRE-SP, Claucio Cristiano Abreu Corrêa; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Marco Antonio Pimentel Pires; além de magistrados, advogados, integrantes do Ministério Público e da Defensoria Pública, representantes de instituições civis e militares e servidores da Justiça.
 
Comunicação Social TJSP – RD (texto) / KS (fotos)
 
Siga o TJSP nas redes sociais:   
 

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP