Fazenda do Estado e Prefeitura de Peruíbe devem fornecer transporte gratuito para tratamento médico

Autora faz acompanhamento em hospital na Capital.

 

        A 12ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve sentença, proferida pela juíza Christiene Avelar Barros Cobra, da 1ª Vara de Peruíbe, que condenou a Fazenda do Estado e a Prefeitura local a fornecerem transporte gratuito para que portadora de necessidade especial realize tratamento em São Paulo.

        De acordo com os autos, a autora, que é deficiente visual e possui dificuldade de locomoção, reside em Peruíbe e faz acompanhamento de saúde em hospital na cidade de São Paulo. Por não possuir condições financeiras de arcar com os custos desse transporte, ajuizou ação pleiteando o fornecimento gratuito.

        Ao julgar o pedido, o desembargador Edson Ferreira afirmou ser dever da Administração Pública zelar pelo acesso da população ao sistema de saúde. “Não obstante as dificuldades do sistema público de saúde em bem atender a toda a demanda, tem o cidadão o direito de exigir que as suas necessidades de saúde sejam prontamente atendidas, especialmente para evitar que se agravem. O transporte gratuito de paciente para viabilizar tratamento médico se insere no conceito amplo de assistência à saúde, assegurado constitucionalmente”, afirmou o magistrado.

        Na decisão, ele afirmou que não ficou constatada a necessidade de que o transporte seja feito por meio de ambulância, cabendo ao poder público providenciar veículo apropriado para a locomoção de cadeirante e um acompanhante.

        O julgamento contou com a participação dos desembargadores Souza Meirelles e Osvaldo de Oliveira, que acompanharam o voto do relator.

        Apelação nº 3000416-98.2013.8.26.0441

 

        Comunicação Social TJSP – JN (texto) / AC (foto)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP