Fórum de São Luiz do Paraitinga utiliza energia solar

        A Comarca de São Luiz do Paraitinga adotou uma medida sustentável e econômica: o uso de placas solares na cobertura do fórum. A instalação ocorreu em dezembro do ano passado, momento bastante oportuno em razão da crise que o País vive no setor elétrico. Além disso, o Tribunal de Justiça está com a campanha Apague o Desperdício em andamento, para incentivar o consumo consciente nos prédios do Judiciário.

        O uso das placas foi possível graças a parceria com a concessionária Elektro, que fez a instalação sem qualquer custo para o TJSP. O acordo prevê, ainda, a manutenção do sistema e reposição das peças por cinco anos, caso seja necessário. Em julho, também serão substituídas as lâmpadas fluorescentes por outras de Led, equipamento mais econômico.

        As placas transformam luz solar em energia elétrica através de uma tecnologia chamada geração fotovoltaica. Essa energia é usada para o consumo do fórum, evitando, enquanto for suficiente, a utilização da rede tarifada. No caso de geração excedente, a sobra é direcionada à concessionária e fica disponível para utilização pelo prédio por até três anos.

        Para converter a corrente contínua gerada pelos painéis em corrente alternada, igual à utilizada nas residências, é necessário um inversor de potência ligado ao sistema, que controla toda a operação. O volume de eletricidade produzido depende do tempo e intensidade de luz solar que incide sobre os painéis. Quanto mais sol, mais energia. No primeiro mês de utilização do sistema, a medida proporcionou uma redução de 30% no valor da conta de luz.

        A juíza diretora do fórum, Márcia Beringhs Domingues de Castro, destacou a importância da disseminação de métodos sustentáveis: “É uma mentalidade que precisa ser germinada. Novas resoluções para eficiência energética vêm ao encontro das necessidades que o meio ambiente nos impõe. É fundamental que todos adotem as medidas que estiverem ao seu alcance”. A magistrada também contou que o fórum – totalmente digital – utiliza água de reuso para limpeza das áreas externas e dos banheiros.

 

        Comunicação Social TJSP – AG (texto) / AC (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP