Presidente do TJSP recebe título de Cidadão Sulsancaetanense
Em solenidade realizada ontem (20) na Câmara Municipal de São Caetano do Sul, o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador José Renato Nalini, recebeu o título de Cidadão Sulsancaetanense, de autoria do presidente da casa, vereador Paulo Bottura.
O autor da iniciativa contou um pouco da trajetória do homenageado e afirmou que a cidade sente-se honrada em tê-lo como seu mais novo filho. "Um cidadão que se destacou por sua competência profissional na Magistratura, que no Poder Judiciário imprime seu caráter humanitário, traço característico e louvável de sua personalidade, um desembargador que vem presidindo o TJSP com projetos inovadores."
O prefeito Paulo Nunes Pinheiro acrescentou dizendo que Renato Nalini é um grande disseminador da ética e que se preocupa com o próximo. "Ele não é somente presidente do Tribunal, mas um homem probo, catedrático e letrado, engajado em melhorar o mundo em que veio".
Renato Nalini fez um discurso contextualizando a história da cidade e do advogado italiano que se tornou santo e padroeiro dela. "São Caetano nem suspeitaria que hoje emprestaria o nome a uma das mais exitosas cidades do Brasil. É um orgulho integrar a comunidade que ostenta o primeiro IDH do País e um dos maiores índices do PIB, à frente até de inúmeras capitais”. Ele garantiu ainda que "a mais sensível prova de consideração que uma cidade pode conferir a um forasteiro é considerá-lo natural de seu chão. É isso o que o município de São Caetano do Sul hoje me propicia, afagando o velho coração de um juiz em final de carreira".
Participaram da mesa de honra, além de Renato Nalini, Paulo Bottura e o Paulo Pinheiro, a presidente do Comitê de Ação Social e Cidadania do TJSP (CASC), Maria Luiza de Freitas Nalini; o juiz diretor do fórum de São Caetano do Sul, Dagoberto Jerônimo do Nascimento; o comandante de Policiamento de Área Metropolitano 6, coronel PM Marcelo Cortez; o delegado titular da Delegacia Seccional de São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, Aldo Galiano Júnior, representando o delegado Youssef Abou Chain; a 1ª secretária da Câmara, vereadora Magali Aparecida Selva Pinto; o chefe do Tiro de Guerra de São Caetano do Sul, subtenente Marlon Rodrigues Brandão. Estiveram presentes à cerimônia, magistrados, servidores e autoridades locais.
Veja mais fotos no Flickr.
Comunicação Social TJSP - LV (texto) / AC (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br