Na manhã da última sexta-feira (24), o auditório do Fórum João Mendes Júnior foi palco da palestra Os perigos para saúde do trabalhador do século XXI, ministrada pelo médico Lenilson Moreira Filho. Esse foi mais um evento que dá sequencia ao ciclo de palestras promovido pelo Centro de Treinamento e Apoio aos Servidores (Cetra), que tem como responsável o secretário da Presidência Kauy Carlos Lopérgolo de Aguiar. A iniciativa se juntou agora ao projeto “Aulas Magnas – Curso de Atualização Permanente”, coordenado pelo juiz substituto em 2º grau Gilson Delgado Miranda.
Ao fazer a abertura, o secretário da Presidência, Kauy Carlos Lopérgolo de Aguiar, disse ser “um prazer contar com o ilustre palestrante neste encontro, em que já se percebe o grande aumento no número de comarcas que nos acompanham via Ensino a Distância (EAD). Quero deixar registrado meu profundo agradecimento à Comarca de Assis, que nos recebeu com muito carinho e atenção durante a visita do presidente Ivan Sartori, que deu sequência ao projeto ‘Administração Participativa’”.
O médico, especialista em Anestesiologia e Nutrologia pela Associação Médica Brasileira (AMB) e mestre em Farmacologia pela Universidade de São Paulo (USP), é também pós-graduado em Medicina Biomolecular. Ele começou sua palestra agradecendo ao Tribunal de Justiça pelo convite “uma oportunidade interessante sobre o tema efervescente: a saúde. Na primeira fase, o médico abordou aspectos relativos aos fatores de risco e sobre a ‘Qualidade de vida no trabalho’ e lembrou que passamos neste ambiente mais de 8 horas por dia, durante cerca de 35 anos da vida, ou 67.200 horas trabalhadas. Listou também as doenças ocupacionais mais comuns no século passado, como acidentes de trabalho Lesões por Esforços Repetitivos (LER), insalubridade e outros. Atualmente, segundo o médico, tem-se mais informações sobre doenças degenerativas, cânceres, infartos e diabetes, pois são doenças desenvolvidas no cotidiano das pessoas.
Ele discorreu também sobre temas como perfil da saúde dos brasileiros, gastos do Brasil com doenças, males por região geográfica e sobre algumas situações cardiológicas, como angioplastia, pontes de safenas e mamáreas e doenças cardiovasculares. De acordo com o especialista, “na medicina do século XXI, cada um deve zelar pela sua saúde e entender que o organismo funciona a partir de ciências, como matemática, física, biofísica, química e psicologia, ciências sociais e humanas, como história, antropologia, sociologia, religião, economia e outras mais, que fazem entender os sinais emitidos pelo corpo, que podem ser sinais de alguma disfunção”.
A segunda parte da palestra versou sobre os “gens e o ambiente no desenvolvimento de doenças”. O convidado falou sobre saúde no trabalho, obesidade, e diabetes. Disse que “a síndrome metabólica é a principal causa de Acidentes Vasculares Cerebrais (AVCs), doenças cardiológicas, diabetes, infertilidades e cânceres”. Para finalizar, o médico citou um pensamento do estadista britânico, Winston Churchill: "olhar é uma coisa, ver o que se olha é outra, entender o que se vê é uma outra, aprender com o que você entende é uma coisa a mais, mas agir sobre o que você aprende, é tudo que realmente importa." O palestrante distribuiu livros e brindes aos presentes, além de duas consultas oftalmológicas e um aparelho contra ronco.
Presencialmente a palestra foi acompanhada por 234 funcionários. No total, foram inscritos 1.062 de 63 comarcas do interior que assistiram por meio do ensino a distância (EAD). Esse projeto conta com o apoio da Presidência do TJSP, Corregedoria Geral da Justiça, Escola Paulista da Magistratura (EPM), diretoria do Fórum João Mendes Júnior, Centro de Apoio aos Juízes (CAJ) e Secretarias de Recursos Humanos (SRH), de Tecnologia da Informação (STI) e de Primeira Instância (SPI).
Confira local, data e tema das próximas palestras:
Fórum João Mendes Júnior – 16º andar – Sala do servidor
07/6 - Aspectos gerais da tutela antecipada e o Projeto do CPC. Aula com o professor Leonardo Ferres da Silva Ribeiro.
28/6 - Das Pessoas Naturais. Aula com o juiz Cláudio Luiz Bueno de Godoy, substituto em 2º grau, ex-membro do Conselho Nacional de Justiça, livre-docente pela USP, mestre e doutor pela PUC/SP, professor da USP, autor de livros e artigos jurídicos.
Para se inscrever basta acessar o link http://intranet.tjsp.jus.br clicar na opção Cetra (localizada na área de “Informações para Funcionários”). Clicar em inscrições/consulta/certificado > capital ou interior > digitar o usuário e senha AD (mesmo login utilizado para acessar o seu computador, e-mail, frequência ou férias) > selecionar a aula > confirmar.
Comunicação Social TJSP – HS (texto) / DS (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br