O Centro de Treinamento e Apoio aos Servidores do Tribunal de Justiça de São Paulo (Cetra) promoveu em Jaú, na última quinta-feira (27), o 5º Curso de Treinamento e Atualização, desta vez com funcionários da 3ª Região Administrativa Judiciária (RAJ). Trezentas e trinta pessoas participaram do evento, que aconteceu na Fatec Jahu – Faculdade de Tecnologia.
O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ivan Sartori, fez a abertura do evento por meio de um vídeo especialmente gravado para a ocasião. “Agradeço a todos por essa equipe que temos aqui no Tribunal de Justiça. Por essa união, que está fazendo deste poder um poder diferente, um poder forte, um Poder que está marcando sua história e voltando aos tempos de grande glória que nós tínhamos no Poder Judiciário. Isso graças aos senhores, graças ao esforço de nossos magistrados e graças à equipe que está fazendo um trabalho maravilhoso para a Presidência -- secretários, assessores e agora o Cetra, que vem realmente acrescentando muito para o Judiciário e para os servidores. Quero também agradecer pelo trabalho e pela receptividade que tive na 3ª Região”, disse.
Para o secretário Kauy Lopérgolo, que falou sobre “A nova política do Tribunal de Justiça e a valorização do servidor”, o objetivo da Presidência é se aproximar de cada servidor. Ele destacou a importância que o funcionário tem na prestação jurisdicional, uma vez que é o responsável por atender o cidadão. "Independentemente do valor da causa, quem procura o Judiciário deseja ser bem atendido. A sociedade desemboca aqui e somos os responsáveis pela solução dos seus problemas.”
Ele mostrou em números o tamanho do TJSP: 43 mil servidores, mais de 10 mil terceirizados, 672 prédios, 360 desembargadores, 2.334 juízes e 21 milhões de processos em andamento. Também falou sobre práticas cartorárias. Rogério Góes, do Conselho Regional de Administração, falou sobre “Cocriação – reinventando o trabalho em equipe” e abordou a importância da comunicação eficaz, liderança e motivação.
O juiz substituto em segundo grau, Gilson Delgado Miranda, que também é mestre e doutor pela PUC/SP, professor dos cursos de graduação, especialização e mestrado da PUC/SP e autor de livros e artigos jurídicos, falou sobre "Execução por quantia certa contra devedor solvente: questões atuais e práticas".
Do encontro participaram chefes de seção e escreventes técnicos judiciários que fazem parte da 23ª Circunscrição Judiciária (Botucatu, Conchas, Itatinga, São Manuel); 24ª Circunscrição Judiciária (Avaré, Cerqueira César, Fartura, Itaí, Paranapanema, Taquarituba); 25ª Circunscrição Judiciária (Chavantes, Ipaussu, Ourinhos, Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo); 32ª Circunscrição Judiciária (Agudos, Bauru, Duartina, Lençóis Paulista, Pirajuí, Piratininga) e 33ª Circunscrição Judiciária (Bariri, Barra Bonita, Dois Córregos, Jaú, Macatuba e Pederneiras).
Também participou do evento a coordenadora do Comitê de Ação Social e Cidadania do Tribunal (CASC), Ana Raquel Orlando, para divulgação da campanha “Doar é legal – A vida é Recarregável”. A campanha foi lançada oficialmente pelo CASC, que é presidido por Claudia Sartori, em 11 de setembro e busca conscientizar a sociedade sobre a importância da doação órgãos.
Cetra - O Cetra foi criado pela Presidência do TJSP por meio da Portaria 8.490/12, destinado à melhoria contínua dos serviços prestados pelo Tribunal de Justiça. É integrado pela Coordenadoria do Centro de Treinamento e Apoio aos Servidores do Tribunal de Justiça, pelo Serviço de Apoio Administrativo e de Auxílio aos Servidores e pelo Serviço de Desenvolvimento, Implantação e Acompanhamento de Cursos. Além dos cursos, o Cetra também promove palestras a cada quinze dias, às sextas-feiras, sempre com diferentes temas.
O próximo curso ocorrerá na Comarca de Ribeirão Preto em 2 de agosto, abrangendo todas as comarcas da 6ª Região Administrativa Judiciária (RAJ).
Comunicação Social TJSP – HS (texto) / Cetra (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br