O Tribunal de Justiça de São Paulo promoveu nesta manhã (8) mais um Encontro de Reflexão com os oficiais de Justiça da Capital. O evento é promovido pela Corregedoria Geral da Justiça (CGJ) em parceria com a Escola Paulista da Magistratura (EPM). O primeiro encontro aconteceu em setembro com palestras proferidas pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador José Renato Nalini, e pelo chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel Renato Cerqueira Campos.
No ciclo promovido hoje, o juiz assessor da CGJ, Durval Augusto Rezende Filho, deu início aos trabalhos com exposição sobre Ética Profissional. “O oficial de Justiça é o juiz na rua”, disse ao se referir ao trabalho dos oficiais, que tem como função principal o cumprimento de mandados judiciais. “O Tribunal de Justiça é formado por todos nós, com nosso trabalho, com nossa disposição.”
Sobre o tema, o magistrado afirmou que a ética ensina como devemos nos comportar no trabalho e na vida e que é preciso ter uma conduta adequada às regras – ser honesto; não agir com arrogância e presunção; buscar aprimoramento constante por meio de cursos, palestras e leituras; ser cortês e urbano; ajudar os colegas etc.
A segunda palestra ficou sob a responsabilidade do vice-presidente de Logística dos Correios, José Furian Filho, com o tema Soluções Logísticas dos Correios para o Poder Judiciário. Ele contou que a empresa existe há 350 anos e atua em todas as cidades do país, com 36 milhões de objetos entregues e 1 milhão de quilômetros rodados por dia. “São diversas similaridades com o Tribunal de Justiça: temos muito papel e muitas pessoas. A empresa possui mais de 122 mil funcionários em aproximadamente 17 mil pontos.”
O executivo apresentou alguns serviços que poderiam facilitar o trabalho dos oficiais, como o processo de postagem e o Diretório Nacional de Endereços, que tem uma base de dados de CEP para integração com o sistema de clientes. Apresentou também novidades, como o Sistema de Gerenciamento de Postagem (Sigep Web), que prepara e gerencia as correspondências com facilidade e rapidez.
O juiz assessor da CGJ, Ricardo Felicio Scaff, também esteve presente no evento.
Comunicação Social TJSP – HS (texto) / DG (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br