A Corregedoria Geral da Justiça realizou hoje (17) a 18ª edição do Simpósio Qualidade de Vida no Serviço Público, no Fórum João Mendes Júnior, com apoio da Escola Paulista da Magistratura (EPM), da Secretaria da Área da Saúde (SAS), do Centro de Treinamento e Apoio aos Servidores (Cetra) e da Secretaria de Primeira Instância (SPI). Destinado a magistrados e servidores, o Simpósio visa transferir conhecimentos e promover a reflexão sobre a importância da promoção de saúde e melhoria do clima organizacional.
A secretária de Primeira Instância do TJSP, Ana Lucia Negreiros, fez a abertura do evento. “É com grande prazer que estamos com vocês na 18ª edição do Simpósio, e o tema hoje veio para arrasar, porque sempre que falamos de paixão a coisa esquenta, e paixão no trabalho muito mais. Desejo que desfrutemos dessa manhã e que possamos aproveitar cada minuto dessas palavras para levarmos para o resto de nossas vidas”.
A primeira parte do evento foi com o empresário e executivo de empresas nacionais e multinacionais, Rogério Góes, que é graduado em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo, mantida pela Fundação Getulio Vargas(FGV), e em Direito, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP).
Com o tema: “Adoráveis esquisitos, eu mereço, eu posso fazer do trabalho minha paixão”, o palestrante afirmou que gosta muito de pessoas consideradas esquisitas porque elas se arriscam e fazem a diferença. Também disse que é preciso fazer um exercício constante para limpar tudo o que nos preocupa: “Mais do que falar com todos, eu quero falar com cada um de vocês”.
O empresário citou o pensamento do filósofo Jean-Paul Sartre: “a única maneira de fazer um excelente trabalho é amar o que você faz”. Ele também mencionou o ensinamento do pensador Osho: ”opte pelo que faz o seu coração vibrar. Opte pelo que gostaria de fazer, apesar de todas as consequências. Superem-se e sejam felizes”, finalizou
A segunda palestra foi proferida pela fisioterapeuta graduada pela Universidade Bandeirante (Uniban), e pós-graduada em Ergonomia pela Universidade Gama Filho (UGF), Maria Nilda de Cerqueira.
O tema foi “A Postura no Ambiente de Trabalho”. A fisioterapeuta, que também é servidora do Tribunal de Justiça há mais de 20 anos, questionou como podemos ter qualidade de vida no trabalho.
Maria Nilda disse que a Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de doenças.
A palestrante falou que o trabalho ao longo da história passou por diversas mudanças, sendo que a mais significativa foi a posição de ficar constantemente sentado. ”Essa posição é prejudicial porque leva ao sedentarismo e à obesidade”, afirmou.
Ela explicou ainda que a Ergonomia é a ciência que estuda as características dos trabalhadores e sua adaptação às condições de trabalho, visando à qualidade de vida. “A postura correta é muito importante, principalmente quando estamos trabalhando”, ponderou.
Durante o evento, a fisioterapeuta chamou algumas pessoas presentes para demonstrar como devemos sentar corretamente, com a coluna lombar apoiada no encosto da cadeira e com os pés apoiados no chão. ”Toda vez que a postura estiver incomodando, mude de posição”, recomendou.
O juiz assessor da Corregedoria Geral da Justiça, Ricardo Felicio Scaff, encerrou o evento e agradeceu a participação dos palestrantes e dos servidores. ”Todas as vezes que se faz uma etapa todos saem melhores daqui. Tenho certeza que todos os funcionários que chegarem aos seus postos de trabalho levarão suas lições”.
O evento contou com 993 participantes, sendo 201 da capital e 792 servidores de 85 comarcas que nos acompanham via ensino a distância.
A íntegra das palestras será disponibilizada amanhã (18) através do link http://www.nucleomedia.com.br/tjsp-cetra, ou no site da Apamagis, http://apamagis.com.br/videos/palestras.php.
Comunicação Social TJSP – SO (texto) / DG/ ES (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br