A exemplo da Campanha Outubro Rosa, que colocou o câncer de mama em destaque, o mês de novembro é internacionalmente dedicado a ações relacionadas à saúde do homem, especialmente à prevenção ao câncer de próstata.
Para alertá-los sobre a necessidade de se submeter a exames preventivos, a Secretaria da Área da Saúde do Tribunal de Justiça de São Paulo (SAS) promoveu uma palestra sobre o assunto. O evento aconteceu na manhã desta sexta-feira (29), no Fórum João Mendes Júnior e marcou o encerramento da Campanha Novembro Azul.
O presidente eleito da Sociedade Brasileira de Urologia – Seção São Paulo, Roni de Carvalho Fernandes, foi o especialista convidado para falar sobre o assunto. O médico explicou aos servidores a importância do diagnóstico precoce, já que o câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência entre os homens. “Constatada a doença na fase inicial, as chances de cura chegam a 95%. Por isso é tão importante que os pacientes realizem os exames regularmente.”
Roni Fernandes explicou que o câncer acontece quando há uma multiplicação anormal das células da próstata. “É um tipo de câncer que demora a se manifestar, exigindo exames preventivos com frequência e, se não for descoberto logo no início, essas células podem se espalhar para outros órgãos. Homens com mais de 50 anos (ou 45, se houver casos de câncer de próstata na família), devem procurar um urologista anualmente para realizar os exames preventivos.” Ele finalizou esclarecendo que o toque retal, rápido e indolor, mostra se a próstata apresenta algum tipo de alteração. “Caso seja detectada, o urologista pode solicitar outros exames para confirmar o diagnóstico. A partir dos resultados, poderá dar o diagnóstico correto.”
O secretário da SAS, Tarcísio dos Santos, agradeceu a oportunidade de participar do encerramento da campanha Novembro Azul, sucesso em todo o Brasil. “Talvez por causa da nossa cultura latina o homem tenha muito preconceito para tratar do assunto. Não deveria ser assim, pois a saúde e a prevenção são muito importantes para evitar a doença”, concluiu.
O evento foi transmitido para 89 comarcas em todo o Estado, totalizando 477 inscritos, e contou com o apoio da presidência do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, do Comitê de Ação Social e Cidadania (Casc) e do Centro de Treinamento e Apoio aos Servidores do TJSP (Cetra).
Campanha Novembro Azul – Algumas comarcas do interior do Estado também aderiram à campanha Novembro Azul. Em apoio à causa, servidores trabalharam vestidos de azul, como forma de alertar a população masculina sobre o diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Comunicação Social TJSP – AG (texto) / GD e Divulgação (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br