Notícia

Inventários e Alvarás Judiciais foram tema de palestra no Fórum João Mendes
23/05/2014

     A Escola Judicial dos Servidores do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (EJUS) e a Coordenadoria da Família e Sucessões promoveram hoje (22), na Sala do Servidor do Fórum João Mendes Júnior, palestra sobre o tema “Inventários, Arrolamentos e Alvarás Judiciais”, apresentada pelo juiz da 1ª Vara da Família e Sucessões do Foro Regional XI – Pinheiros e colaborador da Coordenadoria da Família e Sucessões, Paulo Nimer Filho. 
    O desembargador William Marinho de Faria, representando o coordenador da Coordenadoria da Família e Sucessões, desembargador Paulo Eduardo Razuk, presidiu a mesa dos trabalhos. “Hoje veremos como deve ser tratado o tema relativo a processos de inventário”, falou, ao dar início ao evento. 
    O palestrante iniciou sua explanação analisando o conceito de sucessão sob o ponto de vista jurídico. “Dois dos direitos fundamentais garantidos pela Constituição Federal são o direito à herança e o direito das sucessões, que se operam a partir da morte de um indivíduo e estão também previstos no Código Civil”. 
    Falou também sobre procedimentos e particularidades das sucessões provisória e definitiva, da transmissão de herança e da vinculação da lei vigente quando do falecimento. Tratou ainda dos inventários extrajudiciais e das cautelas necessárias a serem observadas pelos tabeliães, além da competência entre foros e de vários procedimentos a serem observados na condução dos processos, dentre outros temas. Na parte final da palestra, respondeu a perguntas elaboradas pelos servidores presentes. 
    A coordenadora da Família e Sucessões, Mônica Nardy Marzagão Silva, prestigiou o evento, que contou com o apoio da Presidência do TJSP e teve a presença de 1.833 pessoas – 229 na capital e 1.604 servidores de 171 comarcas do interior e litoral, que acompanharam o encontro pelo sistema de ensino a distância (EAD).

Comunicação Social TJSP – DI (texto) / DG (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br

O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP