Notícia

'Fundamentos de Controle Interno’ é tema de palestras na EJUS
25/06/2014

    O Tribunal de Justiça de São Paulo, por meio da Escola Judicial dos Servidores (EJUS), realizou hoje (25) palestras sobre Fundamentos de Controle Interno, com integrantes do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP): o agente de fiscalização financeira Alexandre Mateus dos Santos e o diretor técnico de divisão Paulo Massaru Uesugi Sugiura. 
    O encontro reuniu 90 servidores, técnicos e magistrados na Sala do Servidor, no Fórum João Mendes Júnior, e foi transmitido para 477 participantes em 131 comarcas no interior do Estado. A abertura foi realizada pelo diretor de Controle Interno do TJSP, Renato Yoshinobu Kuba, que agradeceu a presença dos convidados e a “oportunidade do aprendizado para gestão e eficiência no trabalho”. 
    Alexandre Santos abordou os aspectos teóricos e a importância de um sistema de controle interno efetivo, que, para ele, é o principal instrumento ao combate ao desperdício do dinheiro público. “As nações com menor índice de desperdício (corrupção) são as que possuem maior número de auditores e fiscais formados e bem treinados.” Também falou, entre outros pontos, sobre auditoria interna e o relacionamento com o controle externo. 
    Paulo Sugiura esclareceu que existe controle interno em todos os setores e esferas da administração pública. “Cada servidor é um componente. Todos têm um determinado papel, seja na execução, na revisão de atividades, na coordenação de um setor, na gerência ou chefia. Não há como dissociar o controle interno da atividade que exercemos.” Sugiura também apresentou alguns dados da execução orçamentária do Tribunal de Justiça para ilustrar o tema, a movimentação de contas e possíveis deficiências no planejamento.

Comunicação Social TJSP – AG (texto) / RL (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br

O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP