O Tribunal de Justiça de São Paulo e a Coordenadoria de Apoio aos Servidores (Caps) promoveram hoje (6), com o apoio da Escola Judicial dos Servidores (EJUS), a palestra Gestão de Pessoas – Atitudes e Fundamentos, com a superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de São Paulo Lucila Mara Sbrana Sciotti. O evento reuniu 263 funcionários na Sala do Servidor do Fórum João Mendes Júnior e outros 1.314 participantes de 165 comarcas do interior do Estado, que assistiram à apresentação pelo sistema EAD (ensino a distância).
O juiz assessor da Presidência Ricardo Felicio Scaff fez a abertura do evento. “É um tema muito atual e instigante e tenho certeza de que seremos abrilhantados com uma excelente palestra”, afirmou.
Lucila Sciotti explicou que o assunto geralmente remete às relações do ambiente de trabalho e está relacionado a práticas e políticas de relacionamentos. Com base nos resultados positivos que observou ao longo de sua experiência profissional, ela convidou gestores para uma reflexão sobre o papel de cada um deles naquilo que poderá parecer um nó ou uma chave para o êxito dos objetivos das organizações – a gestão de pessoas.
“Observo muito as características pessoais dos chefes e as relações que constroem com seus colaboradores, como equipes. Considero fundamental a reflexão em torno da qualidade das relações humanas nos ambientes de trabalho, a partir daquilo que está ao alcance do gestor como elemento crucial na construção do ambiente”, afirmou.
A palestrante explicou que é de grande valia a autoanálise quanto ao papel desempenhado no trabalho, a fim de que não seja reproduzida a conduta ruim percebida no outro. “Não somos coerentes 100%, há períodos de instabilidade em todo mundo. Nossas incoerências serão sempre percebidas pelos outros, antes mesmo que tenhamos um mínimo de noção sobre elas.”
Ao final da exposição, os participantes fizeram perguntas a Lucila, que recebeu um certificado de participação das mãos do juiz Ricardo Scaff.
Comunicação Social TJSP – AG (texto) / RL (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br