Notícia

Tribunal de Justiça encerra ciclo de palestras sobre Assédio Moral
16/09/2016

    A Secretaria da Área da Saúde (SAS) do Tribunal de Justiça de São Paulo encerrou hoje (16) o ciclo de palestras Assédio Moral no Âmbito do Serviço Público, no Fórum João Mendes Júnior. O evento faz parte do Programa Cuide de Sua Mente - destinado a servidores e magistrados - e conta com o apoio da Coordenadoria de Apoio aos Servidores (Caps), do Serviço Psicossocial Clínico e da Escola Judicial dos Servidores (EJUS).
    A abertura da palestra foi realizada pelo juiz assessor da Presidência, Sylvio Ribeiro de Souza Neto, que parabenizou mais essa iniciativa de capacitação e valorização dos servidores, em termos de saúde física e mental.
    Convidado para palestrar sobre o assunto, o professor José Roberto Montes Heloani explicou que o objetivo é discutir não apenas o assédio moral, mas as consequências dele. “O problema surge quando as coisas vão muito mal no ambiente de trabalho. A nossa identidade pessoal depende muito do nosso trabalho. E quando passamos seis, oito ou 10 horas em um ambiente infernal, é claro que isso repercutirá nas relações afetivas e familiares. Acabamos descontando em quem está mais próximo e, perdendo essa pessoa, as coisas começam a não fazer sentido. É preciso medir o trabalho não apenas por resultados, mas pelo conjunto de um processo que envolve ética, determinação, respeito, solidariedade, humanismo e esforço. Quando você só pensa em resultados, esquece todos esses aspectos”, concluiu.
    Ele também falou sobre violência laboral, isolamento e suicídio. “Vamos tentar resgatar o coletivo, senão ficamos fragilizados. Se não for por senso de Justiça, que seja por senso de sobrevivência. Sozinhos somos fracos”, concluiu.
    
O desembargador coordenador do Caps, Antonio Carlos Malheiros, explicou que tem dedicado boa parte de seus dias a esse tipo de aprendizado. “Alguns falam que sentem uma tristeza muito grande dentro deles. É importante denunciar, mas também se defender e aprender a se gostar. Olhar pra si mesmo é muito importante”, finalizou.
    
Ao final, foi realizada uma mesa redonda para debater sobre o tema. A psicóloga Leila Josefina Rodrigues Viana e o secretário da Saúde Tarcísio dos Santos, também participaram. Juntos, esclareceram dúvidas dos participantes. A palestra foi acompanhada por 181 inscritos na Capital e acompanhada por outros 561 no interior que acompanharam a transmissão pela internet.

    Comunicação Social TJSP – AG (texto) / KS (fotos)
    imprensatj@tjsp.jus.br

O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP